O inverno começou com "cara" de outono em Londrina, com o céu encoberto e temperaturas amenas
O inverno começou com "cara" de outono em Londrina, com o céu encoberto e temperaturas amenas | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O inverno começou com "cara" de outono em Londrina, com o céu encoberto e temperaturas amenas. Nas últimas semanas, os londrinenses já estavam acordando com temperaturas mais baixas, inclusive com menos de 10ºC. A nova estação, que chegou à 0h32 desta segunda-feira (21) e deve provocar pancadas de chuva no decorrer do dia, acompanhadas por descargas atmosféricas. Na terça-feira (22), o céu segue com bastante nebulosidade em Londrina e as médias mínimas da estação devem se manter em torno de 10°C.

Mas o frio pra valer, segundo o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), só deve aparecer na primeira semana de julho. O próximo mês, inclusive, juntamente com agosto, forma o período com mais escassez de chuva na região. A instabilidade pode ficar abaixo da média e só deve retornar ao seu regime normal durante a segunda quinzena de setembro. A agrometeorologista Angela Costa explica que o inverno neutraliza o clima, afastando as precipitações. Mas, pelo menos nesta segunda e terça-feira (22), a atmosfera é propícia para pancadas chuvosas.

LEIA MAIS:

- Inverno no Paraná será gelado e seco, com alguns veranicos

- Abrigos em Londrina pedem doações de cobertores, toalhas e itens de higiene

O meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Reinaldo Kneib, afirma que em julho serão frequentes episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada, nas regiões como o Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba. Também estão previstos veranicos (períodos de tempo seco e quente) mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto. Os fenômenos El Niño e La Niña não se manifestarão neste inverno.

Imagem ilustrativa da imagem Inverno chega com céu nublado em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Enquanto alguns comemoram a chegada da nova estação, a professora Zoracy da Silva Castro conta que já sente saudades do calor. No inverno de 2019, ela não resistiu às baixas temperaturas e foi se aquecer por um mês, em sua terra natal: Porto Velho, em Rondônia.

Ela se mudou para Londrina com a família há dois anos. Desde então, está aprendendo a conviver com o clima. "Na minha cidade a média diária de temperatura é 40º C. Já imaginou? É muito diferente daqui, mas tenho que me acostumar. O mais difícil é a preguiça que dá para fazer qualquer coisa", comentou Castro, que apesar do frio, tem se esforçado para manter a rotina de exercícios pela manhã.

Imagem ilustrativa da imagem Inverno chega com céu nublado em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Odacir Cavagnoli também segue com a programação da caminhada matinal. Ao contrário de Castro, ele diz que é acostumado com o inverno porque nasceu em uma região muito mais "gelada" que Londrina, no estado de Santa Catarina. "Eu prefiro a meia estação", disse, enquanto caminhava ao lado de sua 'companheira' de estimação.

LEIA TAMBÉM:

- Encarando o frio com os pets

"Ela me acompanha nos exercícios todos os dias e hoje a gente se preparou com agasalho, eu de boné e ela de meias para as patas. O inverno chegou e as pessoas de mais idade como eu têm que cuidar mais da saúde, ainda mais em tempos de pandemia. Estou vacinado contra esse vírus (coronavírus), mas não dá para descuidar e ao que tudo indica, esse inverno será mais rigoroso", afirmou. O inverno terminará às 16h21 do dia 22 de setembro. (Colaborou Gustavo Batista - Estagiário)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.