A Prefeitura de Londrina estendeu o prazo de inscrições do Concurso Público para Guarda Municipal (Edital n° 76/2022), para o dia 7 de julho. Antes o prazo era 4 de julho. A secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion Bellusci, esclareceu que a medida foi tomada para ampliar o período para pagamento da taxa.

Imagem ilustrativa da imagem Inscrições para concurso da GM de Londrina são prorrogadas até 7 de julho
| Foto: Divulgação- Bruno Amaral - Defesa Social

A secretária enfatizou que os interessados nas vagas não deixem para o último dia. “Apesar de termos prorrogado alguns dias, ela é feita única e exclusivamente pela internet. Se deixar para o último dia pode acontecer algum problema de conexão, com o computador, e não encontrar um local para se inscrever a tempo."

Inicialmente, o edital prevê o preenchimento de 35 vagas, incluindo as reservas especiais para afro-brasileiros e pessoas com deficiência (PCD), mais cadastro de reserva. O edital completo e o link de inscrições podem ser acessados por meio do Portal da Prefeitura, na página de Concursos, e pelo site da Cops-UEL ( Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina).

Com carga horária semanal de 36 horas na função de Serviço da Guarda Civil Municipal, a remuneração oferecida pelo concurso é de R$ 3.364,77. Esse valor é composto por salário básico de R$ 1.959,52 mais complemento salarial, Gratificação de Risco de Vida, auxílio alimentação e assiduidade.

LEIA TAMBÉM:

+ Convocação do concurso da GM levará em conta efetivo de mulheres

CONDIÇÕES ESPECIAIS

No ato da inscrição, dentre outros dados, o candidato tem a opção de solicitar condições especiais para a aplicação das provas. “Isso se aplica não só ao candidato com deficiência como também, por exemplo, à candidata lactante que precisa amamentar seu bebê. Quem precisar, deve pontuar sua condição especial no ato da inscrição, pois não podemos aceitar alterações posteriores. Seja uma hora a mais de aplicação da prova, um ledor da prova, são várias opções disponíveis que devem ser informadas já no ato da inscrição. É importante que os candidatos se atentem a isso, pois pode acontecer de a pessoa não ter requerido, chegar para a prova e desistir”, lembrou Bellusci.

A secretária informou que as demais datas permanecem conforme o cronograma original, inclusive de aplicação das provas objetivas e discursivas. “No dia 14 de julho, as inscrições feitas e deferidas serão publicadas em edital. E cada candidato deve ficar atento a todos os editais que saem, pois existe um prazo para ingressar com recurso, encaminhando por e-mail à Cops e informando os documentos comprobatório. Já identificamos que o que mais desclassifica candidatos em concursos e testes seletivos não é a prova, e sim a falta de informação que ocasiona a perda de horários e prazos”, observou.

AUXÍLIO FINANCEIRO

Dentre as dúvidas mais frequentes encaminhadas pelos candidatos às secretarias municipais de Recursos Humanos e Defesa Social, muitas abordam o auxílio financeiro que será concedido aos candidatos aprovados nas provas e Teste de Aptidão Física que forem convocados e matriculados no Curso de Formação da Guarda Municipal.

O auxílio financeiro, previsto na Lei Municipal no 10.774 de 2009, será estendido para cobrir todo o período de duração do Curso de Formação. O valor mensal deve ser divulgado nos próximos dias. “Estamos avaliando e estudando as melhores condições, para que as pessoas tenham como frequentar e permanecer disponíveis durante o curso, com transporte e refeição garantidos. Não se trata de salário ou vencimentos, pois a pessoa no decorrer do curso ainda é um candidato, e poderá ser aprovado ou não”, explicou a secretária, durante live realizada nesta terça-feira (28).

A live prosseguiu com a secretária municipal esclarecendo as dúvidas encaminhadas pelo público. Os temas abordaram desde os critérios exigidos para o cargo, como Ensino Médio completo e Carteira de Habilitação nas categorias A e B ou A e superior (C, D, E); o número de convocações previstas entre os aprovados; qual a banca organizadora; conteúdo programático das provas objetivas e discursiva, entre outros.

O conteúdo da live está disponível na página do Instagram da Prefeitura de Londrina (@prefalondrina). Para sanar essas e outras questões, os interessados também podem entrar em contato com a banca responsável pelo Concurso, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3371-4393. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1