O Instituto de Criminalística de Londrina concluiu que os suspeitos de incendiar o Supermercado 88, no jardim Indusville, zona leste de Londrina, tiveram intenção de praticar o crime. Durante 10 dias, peritos analisaram destroços do estabelecimento, inaugurado em 2004. Nas amostras recolhidas, os profissionais encontraram resquícios de gasolina, o que confirma a tese da utilização de coquetéis molotov, uma espécie de bomba caseira em que se coloca líquido inflamável em uma garrafa de vidro.

Imagem ilustrativa da imagem Incêndio em supermercado de Londrina foi intencional, afirma perícia
| Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

De acordo com o chefe do órgão, Luciano Bucharles, pelo menos 10 artefatos desse tipo foram usados. "Quando há um incêndio, vamos excluindo todas as possibilidades possíveis. Nesse caso, ficou evidente a intencionalidade das pessoas em incendiar o espaço. Além da presença de combustível, recolhemos alguns fragmentos de vidro, demonstrando claramente que o ato foi planejado", esclareceu.


O delegado Jayme José de Souza Filho, do 5º Distrito Policial, havia adiantado à FOLHA que pelo menos cinco pessoas teriam participado da ação. A possibilidade foi levantada depois que investigadores analisaram imagens de câmeras de segurança do supermercado e de comércios vizinhos. A Polícia Civil também confirmou que um dos criminosos teria atirado contra um carro que passava pela avenida das Maritacas e, ao notar as chamas, reduziu a velocidade para ver o que estava acontecendo.

"O fogo começou do lado direito do estabelecimento e dali se espalhou de forma rápida, principalmente por causa dos produtos", apontou Bucharles. Pelo menos até o momento, a polícia identificou quatro crimes: o de incêndio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. Se forem condenados, os autores podem pegar até 17 anos de prisão.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1