Ibiporã - No próximo sábado (11) terá início a 44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), que celebra os 75 anos de história e vai animar a Praça Pio XII até o dia 19. O tema deste ano é o “Arraiá da Nossa História”. A realização é da Prefeitura de Ibiporã, com o apoio e colaboração das várias secretarias municipais, de nove entidades sociais que terão barracas na festa e dos órgãos oficiais.

Imagem ilustrativa da imagem Ibiporã realizará o Arraiá da Nossa História
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Ibiporã

O arraiá quer lembrar e celebrar a história da nossa Terra Bonita desde a vinda primeiras famílias, na década de 1930, quando chegavam e se dirigiam às propriedades rurais para iniciar a vida e os sonhos em torno do café. A maioria desembarcou na Estação Ferroviária, inaugurada em 1936, que foi o marco de chegada na cidade e o primeiro prédio público de Ibiporã.

ESTAÇÃO IBIPORÃ

Por esse motivo, o arraiá vai receber os visitantes na “Estação Ibiporã”, onde as pessoas vão mergulhar na história e se deparar com imagens e elementos rurais que lembrarão a chegada das primeiras famílias. Depois passarão pelos “vagões da nossa história”, que trarão ambientes e painéis que mostrarão as transformações ocorridas ao longo dos 75 anos como Município.

Os ambientes trarão fotos desde o período da derrubada da mata para o plantio de café (1936 a 1947), depois o da emancipação política e organização da cidade (1947 a 1972), na sequência, os novos bairros e o desenvolvimento urbano (1973 a 1997) e, por fim, o período de 1998 a 2022 – da franca industrialização e hoje uma cidade com os olhos voltados para o futuro, com ênfase na educação, na tecnologia e em serviços que garantam a qualidade de vida e o bem-estar da população.

ENTIDADES PARTICIPANTES

A participação de entidades sociais e religiosas de Ibiporã no comando das barracas gastronômicas também é uma tradição da festa. Dessa forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E toda a renda obtida com a festa fica com as entidades, para poderem desenvolver seus projetos sociais.

Este ano, nove entidades estarão com barracas na Praça Pio XII: Aceibi (Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã), Acei (Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã), APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), Centro do Artesanato de Ibiporã, Conferência Vicentina da Capela Santo Alberico, Hospital Cristo Rei, Paróquia Nossa Senhora da Paz (Igreja Matriz), Pontifício Instituto das Missões para o Exterior e Rotary Club de Ibiporã.

LEIA TAMBÉM:
+ Ensino bilíngue público em Ibiporã: inglês na ‘ponta da língua’
+ Ibiporã torna máscara obrigatória nas repartições públicas

SHOWS

Confira as apresentações, que serão realizadas a partir das 20h, na Praça Pio XII.

Dia/ atração:

11/6 - SÁBADO (ABERTURA) - FELIPE E FALCÃO

12/6 - DOMINGO (DIA DOS NAMORADOS) - MANU E GABRIEL

13/6 - SEGUNDA (DIA DO SANTO ANTÔNIO) - BARBARA FERRARI

14/6 - TERÇA – ATRAÇÕES LOCAIS NO PALCO

15/6 - QUARTA – VÉSPERA DE FERIADO - DAVI E FERNANDO

16/6 - QUINTA – CORPUS CHRISTI – ATRAÇÕES LOCAIS

17/6 - SEXTA – BANDA MADRY

18/6 - SÁBADO – JEANN & JÚLIO

19/6 - DOMINGO – ÚLTIMO DIA - JOÃO MARCIO & FABIANO

(Com informações da Prefeitura de Ibiporã)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1