Um mês após o incêndio que destruiu o Supermercado Montana, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), o gerente de loja Alberto Araújo, 53, deixou o hospital no início da tarde de domingo (24) para se recuperar em casa, junto à família.

Araújo foi internado no dia 21 de março com queimaduras nas vias aéreas em consequência da fumaça e fuligem do incêndio. Foram 35 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da ala de queimados do HU (Hospital Universitário) de Londrina, sendo 20 deles intubado e sedado.

No hospital, Alberto Araújo passou 20 dias intubado e sedado; agora se recupera em casa
No hospital, Alberto Araújo passou 20 dias intubado e sedado; agora se recupera em casa | Foto: Arquivo pessoal

Segundo a família, ele deu entrada no hospital com lesões muito graves e risco de morte. “Era 100% de lesão do pulmão do que se via pelo exame broncoscopia. Depois eles passaram para a traqueostomia e começaram o chamado processo de ‘desmame’ dos sedativos. Foi um processo muito lento e muito difícil para nós”, comenta a filha Camila Verrilo de Araújo, 30.

Agora, Araújo está recebendo tratamento domiciliar. A notícia animou familiares, funcionários, amigos e toda a comunidade de Ibiporã que acompanhou de perto a tragédia. Em uma das paredes do supermercado, localizado na avenida Paraná, esquina com a rua André Sert, no centro da cidade, um cartaz escrito à mão traz uma mensagem de apoio e é uma pequena amostra do quanto a família Verrilo de Araújo é conhecida e querida.

Imagem ilustrativa da imagem Gerente de supermercado que pegou fogo em Ibiporã deixa o hospital
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

APOIO DA COMUNIDADE

“O Alberto é um homem muito próspero, que sempre tratou a todos com muito respeito e generosidade. Mais que nosso vizinho de loja, ele é nosso amigo pessoal e saber que ele saiu do hospital é um sentimento de muita alegria”, diz Angélica Nogueira, que trabalha em uma loja em frente ao supermercado, junto com a mãe Geni, que também faz questão de mostrar a felicidade de ter o amigo de volta à cidade. “Em casa ele vai recuperar rapidinho. Tenho certeza disso. Nós precisamos dele aqui”, afirma.

O cliente César Silva Cardoso estava em frente ao supermercado nesta manhã de segunda-feira (25) e comentou que muita gente ainda passa com olhares de curiosidade “e de saudades também porque os clientes já estavam acostumados a comprar aqui. Todo mundo tem acompanhado as notícias, pois o Alberto é bastante conhecido, uma pessoa que sempre trabalhou muito”, diz.

O espaço onde funciona o estacionamento do supermercado não foi atingido e os clientes estão sendo atendidos ali para a compra de gás e pagamento da fatura do cartão Montana e Cooper Card. A família está há mais de 30 anos no ramo mercadista. A proprietária é Sônia Maria, esposa de Alberto, com quem tem duas filhas.

“Meu pai é o gerente. Foi minha mãe quem o encontrou em meio a fumaça. Ela estava trabalhando no escritório no dia do incêndio e havia saído pelas docas, onde fica o depósito, e retornou pra buscar ele quando uma funcionária falou que ele não havia saído e sim, voltado pra dentro da loja”, conta a filha.

Imagem ilustrativa da imagem Gerente de supermercado que pegou fogo em Ibiporã deixa o hospital
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Leia mais: Testemunhas dizem que incêndio teria começado no teto de supermercado em Ibiporã

Para combater as chamas foi necessário acionar vários caminhões e viaturas de apoio do Corpo de Bombeiros, inclusive de Londrina. Mesmo assim, o lugar ficou completamente destruído, só se mantendo em pé a estrutura do depósito, nos fundos, que tem uma porta antichamas.

'FORÇA PARA CONTINUAR'

No incêndio, Anderson Rodrigues dos Santos, 43 anos, morreu. Ele era de uma equipe terceirizada e estava fazendo a impermeabilização na cobertura. Outras seis pessoas sofreram ferimentos leves e moderados. “Meu pai é um milagre, testemunho vivo do poder de Deus. De sua bondade e misericórdia. Estivemos todo esse tempo orando, jejuando, acordando de madrugada para orar e saber que tanta gente estava nessa luta conosco, nos deu força pra continuar. Meu pai e minha mãe sempre trabalharam muito, são honestos, corretos e humildes. Durante esses 30 anos de trabalho ajudaram muita gente, serviram a comunidade de Ibiporã e hoje vemos a importância e o quanto esse trabalho foi além. Estamos recebendo o apoio de amigos, funcionários, clientes, toda a comunidade de Ibiporã”, destaca. (Colaborou Pedro Marconi)

Veja o vídeo do momento em que Alberto Araújo deixa o hospital:

*As imagens foram cedidas pela família


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.