O aterro do Lago Igapó 2, na zona sul de Londrina, tem festa garantida nesta terça-feira (19), com a divulgação da lista de aprovados na 1ª Convocação do Vestibular 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina.

A movimentação do FOLHA VestibaFest começa as 10h, com a animação de um DJ. A distribuição da lista oficial de aprovados acontecerá pontualmente às 12h. O evento é uma realização do Grupo Folha de Londrina em parceria com a UEL e os principais colégios da cidade.

“É importante a divulgação do resultado que a Folha de Londrina realiza no Aterro do Lago Igapó. Os jovens gostam de estar juntos com os amigos e familiares para dividirem este momento. Com certeza será uma bela festa para os que forem aprovados e convocados”, comenta a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia.

O gerente comercial do Grupo do Folha de Londrina, Carlos Maistro, destaca que a festa, realizada há cerca de 15 anos, é uma tradição entre os estudantes e seus familiares. “Com essas parcerias, elaboramos o jornal oficial do resultado do vestibular e distribuímos mais de 1.500 exemplares durante o evento, mas a lista também estará disponível na edição do dia seguinte da Folha de Londrina. Sabemos que muitos aprovados gostam de ter o impresso como uma recordação”, afirma.

A expectativa, segundo Maistro, é de que a festa seja ainda mais movimentada nesta edição. “Em 2021 não tivemos a celebração presencial devido à pandemia do coronavírus e, por isso, sentimos que todos querem estar presentes neste momento de comemoração”, diz. O evento contará ainda com um palco em LED e distribuição de brindes.

PARCEIROS

“É muito importante participar desta festa porque, ao final de todo trabalho, a gente consagra os nossos resultados. O Colégio Universitário sempre tem resultados expressivos no vestibular e todos os esforços merecem ser comemorados”, comenta João Paulo Ausechi, do marketing do Colégio Universitário, um dos parceiros do FOLHA VestibaFest.

A diretora geral do Colégio Maxi, Débora Durães, lembra que “para o aluno comemorar a aprovação é o sabor da conquista, da vitória, o resultado do seu esforço. Os familiares também participam desse momento, pois é o resultado de muita dedicação e o início de uma nova fase em suas vidas. Para nós é o orgulho e a certeza de dever cumprido”, afirma.

Cumprindo o papel de informar, levando conhecimento a toda sociedade, a Folha de Londrina possui projetos focados nos estudantes, como o Folha Cidadania e cadernos especiais com conteúdos e questões preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para o vestibular, trazendo um diferencial para os leitores.

O Vestibular 2022 da UEL registrou um total de 22.587 inscritos, com 30% de abstenções. A UEL oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação.

O resultado com os nomes dos aprovados será publicado, às 12h, no portal da Cops (Coordenadoria do Processos Seletivos) e também nos sites da Folha de Londrina e Portal Bonde.

LEIA TAMBÉM:

+ Pedalinhos mudam a paisagem do Lago Igapó 2

+ Aulas em Cambé ajudam haitianos na busca por emprego

+ Abertas inscrições para vestibular dos povos indígenas do Paraná

PRAZOS E MATRÍCULAS

Os convocados na primeira chamada do Vestibular da UEL iniciam as aulas em 1º de agosto, quando começa o ano letivo 2022. A Cops reforça algumas orientações muito importantes para os novos estudantes, como prazos e documentos para matrícula.

O candidato convocado deve fazer a pré-matricula no Portal do Estudante, a partir das 14h do dia 19 até o dia 26 de abril. Os convocados precisam fazer a postagem de documentos acadêmicos e pessoais junto à Prograd (Pró-reitoria de Graduação) até o dia 27 de abril, conforme previsto no Manual do Candidato.

“Caso o aluno não for convocado, mas aprovado no mesmo período (de 19 a 26/04) ele deve declarar o interesse de permanecer na lista de espera no site da Cops”, destaca. A manifestação de interesse deve ser feita via internet, também no site da Cops. A UEL publica no dia 28 de abril, às 14h, a relação dos candidatos que declararam interesse na Lista de Espera do Vestibular 2022 e no dia 5 de maio, a partir do meio dia, a 2ª convocação dos aprovados.

Neste ano foi a primeira vez que a UEL realizou um Vestibular com 5% do total das vagas reservadas para pessoas com deficiência, em obediência à Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior. Nesta primeira experiência, 86 candidatos se inscreveram para a disputa pelo sistema de cotas para deficientes.

“Os candidatos que forem convocados pela reserva de vagas de pessoas com deficiência deverão encaminhar também o atestado médico, conforme descrito na resolução do vestibular, para ser analisado pela comissão instituída por multiprofissionais”, lembra Garcia.

Já os candidatos que entrarem por cota de escola pública devem apresentar a comprovação e os candidatos da cota de negros/escola pública e negros/independente do percurso, devem agendar a entrevista que a Comissão de Validação realiza.

VESTIBULAR 2023

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) aprovou o retorno do modelo tradicional do Vestibular da UEL, que em 2023 será realizado em duas etapas, sendo a 1ª fase no dia 05 de março e a 2ª fase nos dias 02, 03 e 04 de abril. O Conselho também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. (Com Agência UEL)

SERVIÇO - Mais informações sobre o calendário de convocações e matrículas aqui.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1