Centenas de fiéis foram para a Catedral Metropolitana de Londrina na manhã desta sexta-feira (24), feriado municipal, celebrar o padroeiro da cidade, o Sagrado Coração de Jesus. Uma missa foi realizada às 8h e outra às 10h30, que foi a principal, reunindo padres da arquidiocese, diáconos, religiosas, o prefeito Marcelo Belinati e também outras autoridades políticas locais e estaduais.

A professora Maria das Graças Caetano aproveitou a folga para sair do parque Ouro Branco, na zona sul, participar da missa. “É um dia de rezar pela nossa cidade, pelos moradores. O Coração de Jesus representa amor e temos que viver esse amor no dia a dia”, afirmou. O aposentado Élcio da Silva também costuma fazer orações com frequência invocando o Coração de Jesus. “É um momento de festa para a Igreja e principalmente para nossa arquidiocese”, constatou.

Durante a homília, dom Geremias Steinmetz destacou que o Sagrado Coração de Jesus é adorado em Londrina desde sua formação. “A fé no Sagrado Coração de Jesus tem impacto de maneira forte na vida da sociedade”, indicou, também pedindo para os políticos buscarem a crença em Cristo no momento de tomar decisões.

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina terá comércio aberto no dia do padroeiro

+ Arquidiocese de Londrina tem primeiro padre nomeado bispo

A arcebispo metropolitano ainda refletiu sobre as leituras da missa, fazendo um paralelo com a devoção no padroeiro da cidade. “Quando falamos do Coração de Jesus estamos falando do mistério, da totalidade do Seu ser. Coração de Jesus é o mistério do amor, suas ações, seu íntimo. O Coração de Jesus, mesmo crucificado e com todo o sofrimento, é um vencedor. Adorar Jesus é ser um vencedor. O Coração de Jesus é o centro do conhecimento”, elencou.

APARIÇÃO

Segundo a devoção católica, o Sagrado Coração de Jesus foi revelado em dezembro de 1673, quando o próprio Jesus Cristo apareceu à Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira que pertencia à congregação conhecida como Ordem da Visitação. Ele foi escolhido como padroeiro em Londrina no ano de 1934. A solenidade acontece sempre na segunda sexta-feira após Corpus Christi.

PROGRAMAÇÃO

A festa do padroeiro ainda terá missas às 15h e às 18h desta sexta. No domingo (26) haverá a feijoada – ao invés da tradicional quermesse – no formato drive-thru, das 11h às 15h. Os convites custam R$ 50 e podem ser adquiridos na secretaria da Catedral. A retirada da marmita será no estacionamento.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link