Após quatro rodadas de negociação entre patrões e empregados do comércio foi decidido que as lojas de Londrina irão abrir nesta sexta-feira, dia 24 de junho, data em que se celebra o Padroeiro de Londrina, Sagrado Coração de Jesus. O comércio ficará aberto das 8 horas da manhã até 18 horas.

A negociação teve início após o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, dar o sinal verde ao não se opor à abertura do comércio no feriado religioso. O Sincoval ( Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) entrou em contato com o Sindecolon (Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina) e iniciou as negociações para que a abertura fosse concretizada.

Foi estabelecido que os comerciantes devem pagar a 100% de pagamento pela hora extra para quem ganha mais do que o piso salarial de comerciário
Foi estabelecido que os comerciantes devem pagar a 100% de pagamento pela hora extra para quem ganha mais do que o piso salarial de comerciário | Foto: Roberto Custodio/14/04/2022

Ovhanes Gava, presidente do Sincoval, sindicato que representa a categoria patronal, relatou que a negociação foi difícil e que o acordo foi definido nesta terça-feira (21). Foi estabelecido que os comerciantes devem pagar 100% de pagamento pela hora extra para quem ganha mais do que o piso salarial de comerciário, ou seja, os trabalhadores receberão o dobro do que receberiam em uma jornada de dia normal. Quem recebe menos do que isso receberá no mínimo R$ 120 pela diária. “Isso irá dar uma aquecida neste fim de mês. Na negociação com os trabalhadores, os fatores preponderantes foram trazer esse pagamento extra ao salário do mês e a intenção é aquecer a economia e fomentar o trabalho. O dinheiro não é suficiente para que as pessoas viajem, então, ele será movimentado aqui mesmo”, afirmou Gava. De acordo com ele, o comércio de rua de Londrina reúne 40 mil trabalhadores, o que torna o montante que circulará na economia da cidade representativo.

Segundo o presidente do Sincoval, o feriado do padroeiro de Londrina não é uma data fixa (é celebrado na sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi) e era marcado pela montagem de barracas ao lado da Catedral Metropolitana de Londrina. “No ano passado, o Sincoval conversou com o arcebispo para que ocorresse a abertura do comércio no feriado, porque foi na véspera do Dia dos Namorados e abrimos inclusive com horário estendido. Este ano, o dom Geremias novamente não se opôs à abertura do comércio. Depois desse posicionamento, começamos as negociações com os trabalhadores, valorizando o trabalho dessas pessoas”, argumentou.

O presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento, afirmou que jamais gostaria de negociar a perda de uma folga dos trabalhadores. “Lamentavelmente, essa situação nos foi trazida e representa uma perda irrecuperável de uma folga do trabalhador. Atendemos os pedidos dos comerciantes e acordamos que a jornada de trabalho será normal no feriado, com o pagamento pela jornada como hora extra, com um valor acrescido de 100% sobre a jornada normal para quem ganha mais do que o piso ou no mínimo de R$120.” Ele ressaltou que o Sindecolon possui uma base de 20 mil sindicalizados na sua base territorial e só de Londrina são 16 mil.

Os principais shoppings de Londrina também estarão abertos no feriado, em horários reduzidos. No Boulevard Londrina Shopping, Londrina Norte Shopping , Aurora Shopping Londrina e Catuaí Londrina as lojas irão abrir na sexta-feira (24) das 14 horas às 22 horas. Já as praças de alimentação abrem das 11 horas às 22 horas.

No Shopping Royal Plaza o horário de funcionamento no feriado será das 12 horas às 18 horas e a praça de alimentação abre das 11 horas às 20 horas.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.