|
  • Bitcoin 104.016
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 01/06/2022, 18:01

Faixa exclusiva de ônibus da Duque será liberada nesta quinta

Corredor poderá ser usado por todos os veículos das 9 às 16h; mudança vale para um trecho de 1,3 km da via localizada no centro de Londrina

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de junho de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação - N.Com
menu flutuante

A partir desta quinta-feira (2), a faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, área central de Londrina, poderá ser utilizada por todos os veículos entre 9h e 16h. A mudança vale para um trecho de cerca de 1,3 km entre as avenidas Leste-Oeste e Juscelino Kubitschek (JK). Atualmente, veículos que não integram o transporte coletivo podem fazer uso do corredor especial somente das 19h às 7h.

Imagem ilustrativa da imagem Faixa exclusiva de ônibus da Duque será liberada nesta quinta Imagem ilustrativa da imagem Faixa exclusiva de ônibus da Duque será liberada nesta quinta
|  Foto: Divulgação - N.Com
 

Antes das 9h e após as 16h (faixa de horário de tráfego mais intenso)  a prioridade de circulação na canaleta voltará a ser dos ônibus. Dessa forma, automóveis e motocicletas poderão acessar o espaço apenas para conversões à direita, como informou o presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Marcelo Cortez.

O trecho que receberá as alterações foi sinalizado pela CMTU com a instalação de placas e a demarcação de pinturas na pista. Houve também a implantação de quatro câmeras de monitoramento, que, aliadas à atuação dos agentes de trânsito, serão responsáveis por fiscalizar a correta utilização da faixa.

ZONA AZUL

Cortez destacou que a segunda etapa de intervenções na Duque de Caxias inclui a criação de vagas de Zona Azul, como a FOLHA já divulgou.

LEIA TAMBÉM:
+ Empresa é notificada por demora para iniciar obra na Santos Dumont

+ Falha nos freios pode ter provocado acidente que matou 11 na PR-090

Após o intervalo de implementação das novidades chegar ao fim, a companhia realizará patrulhamento. “Vamos orientar a população por aproximadamente uma semana, para só depois começarmos a fiscalização efetiva”, informou o diretor.

Demanda antiga dos comerciantes da região, o compartilhamento da faixa exclusiva na via, assim como a implantação de Zona Azul, pretendem tornar a Duque de Caxias mais atrativa. “Trará mais fluidez ao trânsito e contribuirá para aumentar o movimento das lojas”, assegurou Cortez.

Em vigor desde julho de 2010, a canaleta foi uma realização da Prefeitura de Londrina por meio da CMTU, do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em parceria com o Metrolon (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina). (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1