A partir desta quinta-feira (2), a faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, área central de Londrina, poderá ser utilizada por todos os veículos entre 9h e 16h. A mudança vale para um trecho de cerca de 1,3 km entre as avenidas Leste-Oeste e Juscelino Kubitschek (JK). Atualmente, veículos que não integram o transporte coletivo podem fazer uso do corredor especial somente das 19h às 7h.

Imagem ilustrativa da imagem Faixa exclusiva de ônibus da Duque será liberada nesta quinta
| Foto: Divulgação - N.Com

Antes das 9h e após as 16h (faixa de horário de tráfego mais intenso) a prioridade de circulação na canaleta voltará a ser dos ônibus. Dessa forma, automóveis e motocicletas poderão acessar o espaço apenas para conversões à direita, como informou o presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Marcelo Cortez.

O trecho que receberá as alterações foi sinalizado pela CMTU com a instalação de placas e a demarcação de pinturas na pista. Houve também a implantação de quatro câmeras de monitoramento, que, aliadas à atuação dos agentes de trânsito, serão responsáveis por fiscalizar a correta utilização da faixa.

ZONA AZUL

Cortez destacou que a segunda etapa de intervenções na Duque de Caxias inclui a criação de vagas de Zona Azul, como a FOLHA já divulgou.

LEIA TAMBÉM:
+ Empresa é notificada por demora para iniciar obra na Santos Dumont

+ Falha nos freios pode ter provocado acidente que matou 11 na PR-090

Após o intervalo de implementação das novidades chegar ao fim, a companhia realizará patrulhamento. “Vamos orientar a população por aproximadamente uma semana, para só depois começarmos a fiscalização efetiva”, informou o diretor.

Demanda antiga dos comerciantes da região, o compartilhamento da faixa exclusiva na via, assim como a implantação de Zona Azul, pretendem tornar a Duque de Caxias mais atrativa. “Trará mais fluidez ao trânsito e contribuirá para aumentar o movimento das lojas”, assegurou Cortez.

Em vigor desde julho de 2010, a canaleta foi uma realização da Prefeitura de Londrina por meio da CMTU, do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em parceria com o Metrolon (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina). (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1