A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) definiu que vai implantar o estacionamento rotativo na avenida Duque de Caxias, no centro de Londrina, no trecho entre as avenidas Leste-Oeste e a Juscelino Kubitschek, totalizando 1,2 quilômetro de via com vagas de Zona Azul. O estacionamento deverá funcionar após outra mudança importante na avenida, que é a ampliação do horário para utilização dos outros veículos da faixa exclusiva para ônibus.

A expectativa é que até semana que vem os demais carros também sejam liberados para usar a faixa dos veículos do transporte coletivo das 9h às 16h e não somente antes das 7h e depois das 19h, como é atualmente. Nesta quarta-feira (25), representantes da companhia e da Acil (Associação e Comercial e Industrial de Londrina) vão se reunir para debater ações de conscientização sobre a alteração, que é demanda antiga dos comerciantes.

“A implantação da Zona Azul vai acontecer num segundo momento. Quando estivermos com corredor (de ônibus) livre, haverá Zona Azul. Quando o corredor deixar de ser livre e for usado para os ônibus, vamos ‘tirar’ o estacionamento rotativo, para que a Duque de Caxias sempre tenha duas pistas, para que o fluxo seja bom, sem problema de engarrafamento”, afirmou Marcelo Cortez, presidente da CMTU, respondendo questionamento da FOLHA.

LEIA TAMBÉM: Construção de trincheira vai provocar nova interdição na Rio Branco

A Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina), que administra a Zona Azul na cidade, disse à reportagem que ainda aguarda um posicionamento da CMTU sobre o trecho exato de estacionamento rotativo e o prazo para instalação. “Estamos esperando as definições para podermos fazer o levantamento do número de vagas, quantidade de parquímetros. Tendo a definição geralmente é rápido, às vezes demora mais a sinalização e a implantação dos equipamentos”, elencou Wellington Marcati, coordenador da Zona Azul.

NA AYRTON SENNA

Na avenida Ayrton Senna, onde também existe o planejamento para ter estacionamento rotativo, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização informou que vai aguardar o término das obras da Sanepar, que está trocando a rede de galerias que passa pela via.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.