A Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, no distrito de São Luiz (zona sul de Londrina), conta com um prédio próprio e adequado ao ensino das crianças do distrito. A inauguração oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (14). Desde 1999, quando foi transferida para a sede do distrito, a escola municipal funcionava em dois endereços: no período da manhã, as aulas ocorriam no prédio do colégio estadual; e à tarde, em salas cedidas pela paróquia do distrito.

Imagem ilustrativa da imagem Escola municipal do Distrito de São Luiz é inaugurada
| Foto: Vivian Honorato/N.com

Este ano, os 135 alunos matriculados do 1º ao 5º já irão frequentar o novo prédio, construído na rua General Osório, 431, como contrapartidas de caucionamento, firmadas entre o Município de Londrina e duas empresas. O valor total da obra foi estimado em R$ 1.588.893,93.

A nova estrutura inclui cinco salas de aula, todas equipadas com TV e retroprojetores, e ambientes administrativos, que incluem salas para os professores, direção e coordenação. Há também as áreas de serviços, cozinha, refeitório, banheiros, de circulação coberta, passarela coberta, pórtico de entrada, parque infantil, sala de leitura e brinquedoteca.

Ao todo, na unidade são ofertadas cinco turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo três pela manhã e duas à tarde. A equipe escolar é formada por 11 professores e demais profissionais, e os atendimentos aos estudantes incluem Sala de Recursos e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

LEIA TAMBÉM:

+ Segunda-feira de volta às aulas em Londrina

+ A arquitetura dos pioneiros de Londrina na mira de um artista

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que a escola do distrito não tinha sede própria desde a década de 1970. “Agora as crianças têm uma escola linda, com tudo que há de mais moderno, salas e biblioteca equipadas, cozinha industrial moderna, para fazer merenda de qualidade, um espaço adequado para os professores e equipe pedagógica exercerem o seu trabalho e as crianças ter mais conforto para estudar”, disse.

“As crianças estudavam em espaços diferentes e agora elas têm a escola delas, com características de escola de Ensino Fundamental dos anos iniciais, colorida, digna, com uma biblioteca maravilhosa e todas as salas têm televisão e retroprojetor. É um grande sonho sendo realizado”, apontou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Imagem ilustrativa da imagem Escola municipal do Distrito de São Luiz é inaugurada
| Foto: Vivian Honorato/N.com

NA DÉCADA DE 1970

A escola foi criada na década de 1970 e por vários anos funcionou na localidade Água do Ouro Fino, no próprio distrito de São Luiz, com o objetivo de atender as crianças que residiam nos sítios e fazendas da região. Na época, era denominada Escola Rural Municipal Francisco Aquino Toledo.

E no ano de 1999, quando ocorreu o processo de nuclearização das escolas rurais municipais multisseriadas, a unidade foi transferida para a sede do distrito, onde passou a utilizar as dependências da Escola Estadual Capitão Euzébio Barbosa de Menezes, com dualidade administrativa.

Nesse processo de municipalização, a unidade foi denominada Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, com oferta do Ensino Fundamental. Em 2001, a escola passou a atender também o ensino de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, sendo que este último permanece até os dias atuais.

A escola leva o nome do senhor Francisco Aquino Toledo. Nascido em Mercês, Minas Gerais, ele chegou ao norte do Paraná em 1946, onde fixou moradia nas terras que adquiriu no município de Londrina. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1