Começou nesta segunda-feira (7) o ano letivo de 2022 para todos os alunos das redes estadual e municipal de educação em Londrina. Um universo que envolve mais de 90 mil estudantes desde a educação infantil ao ensino médio. Na rede municipal, o retorno presencial será opcional até o dia 28 de fevereiro.

Na Escola Municipal Carlos Dietz estudam cerca de 370 crianças: momento de acolhimento
Na Escola Municipal Carlos Dietz estudam cerca de 370 crianças: momento de acolhimento | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

De acordo com a SME (Secretaria Municipal de Educação), as famílias que optarem por não enviarem os filhos neste momento poderão coletar as atividades nas escolas ou creches, para que as crianças executem em casa. Em 2021, os estudantes experimentaram o formato híbrido, intercalando o ensino remoto e presencial, e somente no último trimestre é que retornaram 100% presencialmente para as salas de aula, diante da decisão dos pais e responsáveis.

Ao todo, são 46 mil alunos matriculados em 179 unidades escolares, na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. A SME ainda não tem os registros compilados de quantos alunos foram às escolas nesta primeira manhã de aula, mas a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, comenta que a procura foi alta, conforme o relato de diretores.

“A expectativa é muito positiva. As crianças estão indo (para as escolas) e estão de máscaras. Quem estiver com sintomas, não deve ir para a escola e isso vale para funcionário e professor também. Outra orientação muito importante é em relação às vacinas. Quem puder, se vacine. A vacina salva vidas”, ressaltou.

NA CARLOS DIETZ

Na Escola Municipal Carlos Dietz, na região central, cerca de 90% dos estudantes marcaram presença neste primeiro dia. Na recepção dos alunos, a diretora Vânia Costa comenta que as crianças estavam bastante animadas enquanto os pais apresentavam um misto de emoções. “Senti que muitos estavam ansiosos pelo retorno, mas também preocupados pela adaptação dos filhos, já permaneceram muito tempo em casa”, afirma.

Nesta unidade escolar estudam 370 crianças na educação infantil e ensino fundamental, divididos nos períodos matutino e vespertino. Do total, cerca de 60 alunos são novos, vindos de outras escolas - tanto da rede municipal quanto privada. Segundo a diretora, a escola planeja um momento de acolhimento das famílias em breve, com o objetivo de reforçar as orientações para que a escola se mantenha como espaço acolhedor e seguro.

“Com os alunos, estamos no momento de repor todas as perdas socioafetivas juntamente com a aprendizagem. As crianças ficaram muito conectadas nos últimos dois anos e a retomada das atividades rotineiras da escola também é algo a ser trabalhado”, comenta Costa. Desde o início deste mês, os professores têm preparado os materiais, feito o planejamento da sala de aula e revisão do plano de biossegurança, elaborado por cada escola em 2021 para prevenir o contágio e transmissão do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Segunda-feira de volta às aulas em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina deve liberar mais faixas etárias para vacinação

+ Covid: pais devem explicar medidas sanitárias às crianças

PROTOCOLOS

O uso de máscara é obrigatório e todos devem passar pela aferição de temperatura na entrada. As escolas devem disponibilizar álcool gel nas salas de aulas e locais de maior circulação de pessoas, assim como orientar a comunidade escolar sobre a higienização frequente das mãos, manutenção dos ambientes de ensino arejados, com janelas e portas abertas durante a maior parte do tempo, além de evitar contato físico (como aperto de mãos, abraços e beijos) e o compartilhamento de objetos pessoais.

A desinfecção constante de equipamentos e materiais destinados ao ensino que sejam compartilhados e das próprias instalações das instituições de ensino também estão entre os procedimentos. Os estudantes que estiverem com sintomas gripais (coriza, tosse, dor de cabeça, febre, dor de garganta) não devem frequentar as aulas presenciais, respeitando o isolamento de até 10 dias após o início dos sintomas, ou sete dias contados a partir da realização do exame positivo para Covid-19.

“Não será necessário apresentar um atestado médico, basta que os pais entrem em contato e informem a unidade escolar para agendar a retirada das atividades”, informa a diretora Pedagógica da SME, Mariangela Bianchini. A recomendação também é válida para os casos em que a criança teve contato direto com pessoa diagnosticada com Covid-19. O ideal é realizar o isolamento, mesmo que não apresente sintomas.

Na rede municipal, retorno presencial é opcional, mas o comparecimento foi alto, de acordo com os diretores
Na rede municipal, retorno presencial é opcional, mas o comparecimento foi alto, de acordo com os diretores | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

COLÉGIOS ESTADUAIS

O ano letivo também começou nesta segunda, em duas mil escolas da rede estadual de ensino, em formato 100% presencial. Em todo o Paraná, são mais de um milhão de alunos e 90 mil profissionais da educação. Somente em Londrina, são aproximadamente 45 mil alunos matriculados em 68 colégios.

“O desafio é grande, pois foram dois anos de ensino remoto e híbrido. Nossos estudantes precisam se adaptar novamente a rotina e ao ambiente escolar. Os protocolos de biossegurança deverão ser seguidos, conforme orientações da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), e todas as medidas para garantir a segurança de todos também serão adotadas”, diz a chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação) Londrina, Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri.

Ela cita ainda que o ensino remoto será trabalhado em casos excepcionais (estudantes e ou familiares com comorbidades comprovadas). Na rede estadual, as aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25. O término, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro.

NOTIFICAÇÃO DE CASOS

Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários de colégios estaduais, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa 03/2021 da Sesa. Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula. (Com N.Com e AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.