Cerca de 600 estudantes da Escola Municipal Miguel Bespalhok, zona leste de Londrina, assistiram a uma apresentação da modalidade paradesportiva de basquete em cadeira de rodas, realizada por integrantes do Instituto Pernas Preciosas.

Imagem ilustrativa da imagem Equipe paradesportiva de basquete se apresenta em escola de Londrina
| Foto: Divulgação

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que o evento realizado na terça-feira (10) marca o início de uma série de atividades que estão previstas no Pacto Coletivo pelas Pessoas com Deficiência de Londrina. Essa iniciativa é de autoria de diversas instituições, incluindo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal.

“Faremos essas ações em escolas de todas as regiões da cidade, para conscientizar as crianças sobre as pessoas com deficiências e mostrar que elas têm os mesmos direitos que todos os outros cidadãos”, frisou a secretária.

No início da apresentação, as crianças ouviram uma explicação sobre o trabalho do Instituto Pernas Preciosas, e tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos integrantes do projeto. Em seguida, foi disputada uma partida de 20 minutos de basquete em cadeira de rodas.

LEIA TAMBÉM:

+ Idoso com deficiência visual é aprovado em direito na UEL

+Eliminar o capacitismo é desafio para a sociedade

De acordo com a diretora da escola, Cristiane Tutida, nas semanas que antecederam o evento, as crianças participaram de atividades especiais ministradas pelos professores de educação física, com o objetivo de sensibilizá-las sobre as deficiências. “Nossos professores promoveram atividades como o futebol de olhos vendados, para que as crianças tivessem a ideia de como é ser uma pessoa cega. Na atividade de hoje (terça), os alunos vibraram e torceram muito, e puderam ver que as pessoas com deficiência também podem ser atletas de alto nível”, disse.

Tutida destacou, ainda, que a escola recentemente recebeu obras de acessibilidade, passando a contar com rampas para cadeirantes e piso tátil.

PROGRAMAÇÃO

Aas apresentações, com diferentes modalidades, serão realizadas em cinco escolas. A próxima escola contemplada, em data ainda a ser definida, é a Joaquim Pereira Mendes (região sul). (Com informações do N.Com)

*************

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1