A Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) dará uma segunda chance e estendeu até o dia 7 de maio para que a empres Loumart Comércio de Manufaturados, de Curitiba, entregue 705 equipamentos de resgate, busca e salvamento aquático para o Corpo de Bombeiros.

Segundo o contrato assinado em 21 de dezembro do ano passado, lanternas, bússolas, luvas, nadadeiras, gargantilhas, coletes e cilindros de mergulho, além de outros itens, deveriam ser enviados à corporação até o final de março, o que não aconteceu.

LEIA MAIS

Prefeitura de Londrina quer levar ferros-velhos para área pública

O custo total é de R$ 304 mil. No dia 24 de fevereiro, ou seja, menos de um mês da data limite para entrega, a fornecedora informou a Sesp que não conseguiria cumprir com o acordo. A alegação foi da "falta generalizada de matéria-prima no mercado mundial", como consta no ofício assinado por um dos proprietários que a FOLHA teve acesso.

Fundo de vale da zona leste será revitalizado

No documento, o sócio esclarece que "devido ao fato de alguns produtos terem numeração específica (caso dos coletes e nadadeiras), tivemos que aguardar a definição da grade de tamanhos pretendida para então solicitar a produção no exterior". Porém, em tom mais tranquilizador, o representante da Loumart frisa "que já tem a garantia de que os materiais chegam ao Brasil em abril".

Imagem ilustrativa da imagem Empresa atrasa entrega de equipamentos de resgate aquático
| Foto: Jaelson Lucas/AEN PR

A assessoria técnica da Sesp foi convencida dos argumentos da terceirizada. Em relatório, o setor concordou que a falta de matéria-prima para fornecimentos dos itens "pressupõe tempo suficiente para a ampliação de tempo buscada. As adequações impostas na cadeia de produção dos bens industriais, por circunstância alheias à própria fornecedora, caracterizam fatos excepcionais e imprevisíveis".

No dia 28 de março, o diretor-geral da secretaria, João Alfredo Zampieri, autorizou o primeiro aditivo do contrato. O valor acordado permanece o mesmo, sem nenhum acréscimo. A decisão depois foi publicada em Diário Oficial do Estado.

A reportagem solicitou explicações por e-mail para a Sesp para saber se os itens estariam faltando ou serão para reposição, mas a pasta não enviou as respostas até o fechamento da matéria. A empresa Loumart Comércio de Manufaturados foi acionada por telefone, mas ninguém atendeu as ligações. O Corpo de Bombeiros está dividido em 12 grupamentos pelo Paraná. O de Londrina abrange 39 cidades.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.