Ao longo do fundo de vale do córrego Barreiro, que fica atrás da UBS (Unidade Básica de Saúde) do conjunto Ernani Moura Lima, na zona leste de Londrina, os moradores encontram poucos trechos com calçada, um deles onde fica instalado o ponto ônibus, na rua Maurilio Mazzer. Nos próximos meses, o lugar deverá ganhar mais locais para transitar, entre outras opções de lazer. A prefeitura se prepara para revitalizar o espaço, que ainda irá contar com academia ao ar livre, ciclovia, piso tátil, bancos e reconstituição de guarda-corpo das pontes existentes.

Moradora do bairro há mais de uma década, a costureira Amanda Gomes da Silva afirma que a demanda é antiga. “É uma área bem grande, verde, mas que não oferece estrutura nenhuma. É só mato e tem época que demoram para cortar e cresce, leva animais peçonhentos para dentro das casas, jogam lixo. Era bom mesmo fazer umas melhorias aqui, porque é uma região com muitas crianças”, opinou.

Segundo a secretaria municipal de Obras e Pavimentação, o orçamento final da obra está sendo fechado em razão de detalhes que envolvem a realocação de alguns postes. A expectativa é de que até o final da semana o processo seja encaminhado para a secretaria municipal de Gestão Pública, responsável por publicar a licitação. A secretaria de Gestão informou que após receber o edital, em média, são até 90 dias para licitar. Este tempo, destacou a pasta, é necessário para incluir o checklist do processo, minutas de edital e contrato, análise jurídica e tempo de publicidade.

Um dos poucos trechos com calçada fica em frente ao ponto ônibus, na rua Maurilio Mazzer:  promessa da prefeitura é da situação mudar nos próximos meses
Um dos poucos trechos com calçada fica em frente ao ponto ônibus, na rua Maurilio Mazzer: promessa da prefeitura é da situação mudar nos próximos meses | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

“É um local que a prefeitura faz manutenção, mas de capina e roçagem. Essa revitalização trará uma melhora significativa, oferecendo um espaço como temos no Lagoa Dourada (zona sul) e o lago Igapó dois (região central), em termos de área de lazer para quem mora ali”, pontuou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação. O município deverá gastar cerca de R$ 620 mil – recurso do próprio Executivo, com prazo de seis meses para término depois da assinatura da ordem de serviço.

LEIA TAMBÉM: Reforma do Centro Comunitário da Vila Nova deve sair do papel

ÁRVORES

O projeto foi elaborado pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e também prevê a erradicação de 21 árvores, a maior parte exótica. A compensação ambiental, se necessária, será definida pela Sema (Secretaria Municipal do Ambiente). Mudas serão plantadas no fundo de vale. “Haverá melhoria na iluminação, como tem sido feito em praças da cidade”, afirmou Verçosa.

Imagem ilustrativa da imagem Fundo de vale na zona leste de Londrina será revitalizado
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A última grande obra no córrego Barreiro foi entre 2011 e 2012, quando foi feita a transposição para ligar os jardins Aragarça, Vale do Cedro e Operário com uma outra parte da região leste, como o jardim Vicente Palotti e Armindo Guazzi. “Lembro que há uns dez anos deu uma chuva que fez o córrego transbordar, gerou muitos transtornos na época. É um local bonito, mas subutilizado. As pessoas andam na beirada da rua pela falta da calçada. Tomara que revitalizem mesmo”, pediu o aposentado Jerônimo Xavier.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1