Às vésperas do início do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, milhões de candidatos devem ficar atentos aos últimos preparativos antes da prova deste domingo (13). Nesta edição, as provas, na versão impressa e digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, para 3.396.632 inscritos em todo o País.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 3.331.566 farão a versão impressa, e 65.066, a digital. No Paraná, são 141.400 participantes na prova impressa e 4.275 na digital, em 89 municípios. A maioria dos inscritos no Estado tem 18 anos, mas também há um número significativo de candidatos na faixa etária de 21 a 30 anos (23.364). Ao todo, serão 332 locais de prova, somando 6.180 salas.

Em Londrina, o número total de inscritos é de 9.714, sendo que 8.918 farão a versão impressa e 796, a digital. O número de participantes é maior que a edição de 2021, que teve um total de 8.908 inscrições. No domingo, os participantes farão as provas de linguagens, códigos, ciências humanas e redação. Serão 45 questões em cada área de conhecimento e a redação (texto dissertativo-argumentativo), que deve ter o mínimo de sete linhas e máximo de 30 linhas. A prova terá a duração de 5h30.

O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. No segundo domingo (20) de prova, serão aplicados os conteúdos de matemática e ciências da natureza. A aplicação terá 5h de duração.

As notas do Exame podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas, e os participantes também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil.

LEIA TAMBÉM:

= Veja dicas de estudantes que já passaram pelo Enem

= Bom desempenho no Enem exige competência leitora desenvolvida

HORÁRIO E DOCUMENTOS

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões.

Para participar, o candidato deve apresentar um documento de identificação com foto válido. Neste ano, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Para a realização da prova é permitido o uso somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

A aplicação das provas para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 20h, no primeiro dia, e às 19h30, no segundo dia. A aplicação das provas para o participante com solicitação de recurso de videoprova em Libras aprovada terá início às 13h30 e término às 21h, no primeiro dia, e às 20h30, no segundo dia, em todos os estados e no Distrito Federal.

As notas do Exame são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior
As notas do Exame são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

LOCAL DE PROVA

Esteja atento ao local de prova. É recomendado que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição. O cartão pode ser acessado na Página do Participante, onde também constam outras informações importantes.

Os candidatos que desejarem ir ao banheiro serão acompanhados pelo fiscal e deverão fechar a prova e deixá-la com capa para cima, antes de se ausentar da sala, durante a aplicação. O lanche levado pelos participantes será vistoriado pelos aplicadores, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19.

MÁSCARA

O uso de máscara de proteção é permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde há a liberação em locais fechados.

ITENS PROIBIDOS

Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes. Todos esses pertences deverão ser mantidos em um envelope porta-objetos, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes. O envelope deve estar lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

Também não são permitidos na sala de provas: óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

É proibido portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei n.º 10.826/2003. Caso o participante apresente autorização de porte de armas, este deverá informar ao aplicador, que o direcionará a prestar o exame em sala extra.

RESULTADOS

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem, mediante acesso com login único, na Página do Participante. Os resultados individuais do Enem não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos . (Com Inep)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.