Imagem ilustrativa da imagem Bom desempenho no Enem exige competência leitora desenvolvida
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O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova conhecida por exigir foco, raciocínio e interpretação de texto. O aluno precisa ter sua competência leitora muito bem desenvolvida para conseguir um bom resultado na avaliação. O requisito está presente em todas as disciplinas cobradas e vai muito além da capacidade de identificar elementos no texto.

“Não é só na prova de linguagens. Nos dois dias de ENEM o aluno precisa ter uma competência leitora muito bem desenvolvida. E quando a gente fala dessa competência leitora, a gente está falando de um aluno que consegue fazer articulações, que consegue fazer inferências e não apenas uma leitura simples de identificação de informações”, destaca o coordenador do ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho.

Para o coordenador, o mais importante é que o aluno consiga relacionar diversas áreas e contextos para conseguir realizar deduções lógicas e plausíveis. Um exemplo da necessidade de competência leitora bem desenvolvida aplicada ao estilo Enem é a percepção comum entre muitos estudantes de que em algumas questões da prova todas as alternativas parecem estar certas.

“Muitas vezes o aluno olha para aquelas questões e parece que tudo está certo. Porque realmente tudo está certo. Só que nem tudo responde ao comando do enunciado do exercício. Então, o segredo está no aluno ler aquela questão, olhar para aquele comando do enunciado e ver qual é o comando que está sendo colocado para que ele possa entender exatamente qual daquelas alternativas respondem o que foi pedido”, explica Castilho.

O que os candidatos ao Enem precisam ter em mente é que a leitura e a interpretação são decisivas para um bom desempenho na prova, essas competências aliadas ao domínio do conteúdo cobrado fazem toda diferença no resultado final. Como pontua a professora de redação do Colégio Marista, Laís Marina Souza. “Uma coisa não se dissocia da outra, para interpretar uma questão eu tenho que olhar pra ela como quem olha para uma finalidade. Às vezes uma habilidade pode ser cobrada em níveis diferentes. Então, é importante olhar para a questão, olhar para o verbo de comando e entender o para quê”.

Para os alunos que estão estudando para diferentes processos seletivos, a orientação é fazer as avaliações entendendo o que cada prova costuma cobrar. Dessa maneira, o estudante conseguirá direcionar o modo como irá estudar e também realizar o processo seletivo.

“Não estamos dizendo que uma coisa é ruim ou outra é melhor. São escolhas que a instituição faz na hora de aplicar o seu processo seletivo. Então, é importante que o aluno tenha isso bem em mente na hora que ele vai fazer a prova. Nessa exige mais interpretação, contextualização, na outra exige mais conteúdo”, pontua o coordenador do ensino médio do Colégio Marista.