Se você está sentindo alguma mudança na sua saúde, como febre, mal estar, dores pelo corpo, não precisa sair correndo de casa para buscar ajuda médica. Em primeiro lugar, você pode entrar em contato com profissionais da saúde através do Disque-Coronavírus 0800 400 1234.

Esse canal está disponível para os moradores de Londrina e a partir de sex.ta-feira (3) passará a atender todos os demais 20 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde. “Esse serviço é realizado por profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros e tem um papel fundamental de triagem. É um serviço assistencial. Antes de ir buscar qualquer atendimento nas nossas unidades, compensa a pessoa fazer uma ligação para ser orientada. Às vezes, uma orientação simples e básica evita que a pessoa saia na rua para buscar um serviço de saúde, como hospitais e UPA sem necessidade”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

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Desde o início do serviço no dia 23 de março, o Disque-Coronavírus já recebeu mais de duas mil ligações e para ampliar a capacidade de atendimento a secretaria de Saúde fechou uma parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina). O horário de funcionamento passa a ser de segunda a sexta, das 7h às 22h, e nos fins de semana das 7h às 17h.

“As pessoas podem esclarecer suas dúvidas, saber exatamente onde devem buscar atendimento ou se devem ficar em casa”, comentou o prefeito Marcelo Belinati durante transmissão on-line na noite de terça-feira (31).

Imagem ilustrativa da imagem Dúvidas sobre a sua saúde? Disque-Coronavírus
| Foto: Gilberto Abelha/COM/UEL

A participação da UEL nesse canal de atendimento integra o Projeto UEL pela Vida contra o Coronavírus. Ao todo, cerca de 20 bolsistas e voluntários estão trabalhando em turnos nas instalações da Proex (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade), no campus da universidade.

SUPORTE

A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, explicou que, além das dúvidas sobre a doença, os bolsistas também poderão atender pessoas que se mantém em isolamento e enfrentam as mais variadas consequências. "É um suporte também para as pessoas neste momento de grande distanciamento social".

Segundo a pró-reitora de Extensão da UEL, professora Mara Solange, toda a equipe recebeu treinamento online e o atendimento é feito com base no Manual Perguntas e Respostas COVID-19, preparado especialmente para o call center.

O manual tem 66 páginas e traz informações consistentes, como os sintomas da doença, cuidados no domicílio, medicamentos, saneantes e antissépticos e orientações para serviços funerários. O documento também orienta profissionais de saúde com detalhes sobre equipamentos de proteção, assistência a paciente, limpeza e desinfecção, entre outros.

Um dos voluntários afirma que a grande maioria das dúvidas da população se referem a sintomas e orientações necessárias para este período de quarentena. Outro ponto bastante questionado é sobre a hora de buscar atendimento especializado.

De acordo com o Decreto Municipal, Londrina está em quarentena até a próxima segunda-feira (6), quando a prefeitura deverá se manifestar sobre a prorrogação. Neste momento, a orientação é para que a população permaneça em casa.

OUTROS CANAIS

O Ministério da Saúde também disponibiliza serviços de orientação à população. Além do Disque Saúde 136, as pessoas podem acessar o TeleSUS, um chatbot desenvolvido para esclarecer dúvidas sobre o Coronavírus.

SERVIÇO - O Disque-Coronavírus atende pelo 0800 400 1234 de segunda a sexta, das 7h às 22h; e aos sábados e domingos das 7h às 17h