A alimentação está entra as mudanças de rotina causadas pela pandemia do coronavírus. Em quarentena, com restaurantes fechados e o risco de sair para o supermercado, os londrinenses tiveram que se adaptar, buscando alternativas que envolvem ações otimizadas desde o planejamento do cardápio, passando pela compra consciente dos produtos até a armazenagem e produção dos pratos. Nutricionistas e cozinheira dão dicas de alimentação prática, prezando pela saúde do corpo e também da mente.

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para ter uma alimentação saudável na quarentena
| Foto: iStock

“A alimentação é importante para manter a saúde física, mas tem que manter a saúde mental também”, afirma Valéria Mortara, nutricionista e cozinheira. Ela argumenta que as pessoas já estão privadas da liberdade e que se colocar diante de mais restrições pode ser ruim emocionalmente. “Não é hora de fazer dieta. A gente tem que ter bom senso, comer uma comidinha caseira, boa, se permitir comer sobremesa. Não é hora de ter mais uma pressão”, defende.

Outra questão é a obrigação de cozinhar todos os dias, por isso defende que as pessoas que não gostam de cozinhar podem comprar por delivery, mas indica procurar os pequenos produtores que fazem pratos caseiros, com menos conservantes e ingredientes frescos. Ao mesmo tempo, entende que esse é um momento de autocuidado e que talvez, com mais tempo em casa, aqueles que detestavam manipular as panelas podem começar a gostar da atividade. E aqueles que nem sabem como começar, ela traz algumas dicas.

COMPRAS

Evitar os ultraprocessados é regra até mesmo na quarentena, mas é possível utilizar alguns artifícios para uma rotina mais prática. “Em vez de comprar um molho de tomate pronto, compre tomate pelado e faça o seu molho rapidinho. Em vez de comprar pizza pronta, compre a massa, o queijo e faça a sua pizza. O ultraprocessado não é uma coisa que vai te fazer bem”, afirma Mortara.

No supermercado, a dica também é comprar produtos que durem bastante. Frutas secas variadas, castanhas, peixe seco, feijões variados, lentilha. “Se você faz um pratão de arroz com lentilha já está se alimentando bem. Alho, cebola, temperos desidratados, porque são práticos. Leite em pó também é opção”, aponta.

Thanise Pitelli, professora de higiene de alimentos da UniFil e consultora da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) também sugere ter o planejamento, evitando que a pessoa vá mais vezes ao supermercado. “O planejamento é o mais importante. Se você se organiza e faz um cardápio, você já compra para 15 dias, vai menos ao supermercado, economiza tempo de compra e facilita toda a operação”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para ter uma alimentação saudável na quarentena
| Foto: Folha Arte

'Não procure receita complicada'

Para quem não está acostumado, cozinhar pode ser estressante. Para esses, Valéria Mortara, nutricionista e cozinheira, indica começar com o simples. “Não procure receita complicada. Faz macarrão, arroz com outros ingredientes, utilize os canais da internet, mas procure coisas simples de fazer. Tudo bem que você não sabe cozinhar, não tem problema”, afirma. Para ela, o macarrão é uma boa pedida para quem não está acostumado com as panelas e que se não fica bom, permite consertar o sabor com facilidade no final.

Sobre os que não querem cozinhar, ainda vale a alternativa de comprar nos locais menores, mas indica reavaliar a atividade com olhar diferente. “As pessoas que falam que não gostam de cozinhar é porque gostam de fazer outras coisas no tempo delas, mas agora estão com tempo para cuidar de si, permitir comer aquilo que ela consegue fazer, naturalmente, procurando o mais fresco possível”

Pratos simples para quarentena

Quer aprender a fazer um prato simples e bacana? Chefs de Londrina ensinam receitas práticas para quem não tem intimidade com as panelas. Confira algumas receitas.

Receita: Spagueti do jeito que gosto

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para ter uma alimentação saudável na quarentena
| Foto: Arquivo Pessoal

Receita:

2 porções de spaguetti (indicação: grano duro número 3)

1 lata de tomate pelado

1 dente de alho

Azeite

Bom parmesão

2 ramos de manjericão

3 col. sopa bem cheias de manteiga

Preparo:

Enquanto ferve a água para a massa, coloque azeite em uma panelinha pequena e o alho cortado ao meio.

Doure em fogo baixo e após corado acrescente a lata de tomate pelado. Aumente o fogo (no máximo mesmo) e tampe a panela. (Dessa forma vai apurar mais rápido, lembrando que eu faço assim pois nunca tinha tempo sobrando).

Passados uns 8 minutos o molho estará quase pedindo pra sair. Tire a panela do fogo.

Comece a cozinhar o spaguetti.

Abra a panelinha do molho e mexa com cuidado. Acrescente parmesão (uma mãozada), um pouco de sal e 1 colher bem cheia de manteiga. Mexa, tampe e volte ao fogo até que engrosse um pouco mais e daí desligue o fogo.

Escorra a massa e salve um pouco da água do cozimento (1 xícara de café). Volte para a panela com a água do cozimento e coloque as outras 2 colheres de manteiga. Ligue o fogo.

Mexa vigorosamente, para criar uma emulsão (pode ser um com garfo).

Pronto! Agora vira o molho em cima da massa e coloca manjericão fresco.

Dicas:

Água para cozinhar massa grano duro é sempre abundante (quando você coloca a massa, a água não para de ferver). O sal é necessário na água, óleo não. Água pura ferve mais rápido. Estamos com tempo, porém estamos economizando gás. Coloque o sal, portanto, depois que a água ferver.

Por chef Maysa Rossato (@may_rossato), do restaurante Madê Cozinha de Herança (@madecozinhaheranca)

Receita: Batatas aos murros

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para ter uma alimentação saudável na quarentena
| Foto: Arquivo Pessoal

Receita para duas pessoas:

5 batatas médias, que serão assadas

5 dentes de alho descascados e picados, usaremos eles crus

1 limão para espremer sobre as batatas assadas

Manteiga para lambuzar as batatas

Azeite a gosto para aguçar o sabor no final do prato

Necessário também um pano de prato para dar os murros nas batatas assadas

Preparo:

Coloque as batatas no micro-ondas por cinco minutos (1 minuto por batata). Sendo três minutos iniciais e depois mais dois.

Besunte as batatas com manteiga com sal e leve ao forno a 250º por aproximadamente 20 minutos ou até dourarem.

Para cada batata, descasque e pique um dente de alho.

Após assadas, coloque as batatas sobre um pano de prato limpo e cubra para que elas fiquem abafadas e terminem o processo de cozimento.

Deixe descansar por três minutos para amassá-las com o punho por cima do pano (esmurrá-las).

Transfira para um prato. Esprema o suco de um limão sobre as batatas, coloque o alho e regue com um fio de azeite.

Se preferir, salpique pimenta do reino a gosto.

Por: Marcus Von Borstel (@marcusvonborstel), da Casa Von Borstel (@casavonborstel.bistro e @casavonborstel.gastrobar)

Receita: Bolinho de banana

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para ter uma alimentação saudável na quarentena
| Foto: Arquivo Pessoal

Receita

4 bananas bem maduras

2 ovos

2 xícaras de aveia em flocos finos sem glúten, ou 1 de aveia e 1 de farinha de amêndoas

Canela a gosto

1 colher de sopa de fermento em pó

1 maçã pequena inteira picada em cubos

Preparo:

Amasse as bananas, coloque os ovos e misture bem;

Depois, coloque as xícaras de aveia e farinha de amêndoas e misture bem;

Coloque a maçã picada em cubos por cima da massa;

Por último, coloque o fermento e leve ao forno já pré-aquecido;

Assar por 25/30 minutos (depende do forno)

Por: Isabela Frisseli, do @nucleoevoluir