Foi publicado nesta quinta-feira (7) edital com a lista classificatória do 21° Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. A prova foi organizada pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), com vagas referentes a todas as universidades estaduais paranaenses e também à Universidade Federal do Paraná.

Provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de junho
Provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de junho | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha - 12/06/2022

Nesta edição foram 780 inscritos, que concorreram a 52 vagas nas sete universidades estaduais (de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Oeste do Paraná, Centro-Oeste, Norte do Paraná, além da Unespar) e na UFPR. Houve acréscimo de 40% nas inscrições, em relação ao ano passado, quando 550 indígenas participaram do vestibular. As provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de junho.

Cada universidade realizará o seu processo de matrícula, sendo regido por edital próprio, a ser publicado futuramente. Não sendo preenchido o número limite de vagas na chamada regular, serão efetuadas chamadas complementares.

LEIA TAMBÉM:

+ Em Londrina, ministro da Ciência lança projeto de Letramento Digital

No Paraná, vivem mais de 25 mil pessoas indígenas pertencentes a diferentes etnias, como Kaingang e Guarani, além de familiares descendentes dos Xetás e Xoklengs. O primeiro vestibular para esse público foi realizado em 2002 para o ano letivo de 2003.

Atualmente, 265 estudantes indígenas estão matriculados em cursos de graduação, a partir dessa modalidade diferenciada de vestibular. Até 2021, 166 alunos concluíram os cursos, em diferentes áreas do conhecimento. (Com informações da UEM e da AEN)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1