Dezenas de candidatos estão disputando vagas nos cursos de graduação pelo 21º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As provas foram realizadas no domingo (12) e terão continuidade nesta segunda-feira (13). Este ano o processo seletivo foi organizado pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e as provas são realizadas simultaneamente em seis polos do Estado.

Segundo o técnico da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Everson Antônio Moura Casarim, da organização do vestibular, há a participação também de indígenas de outros estados. “Serão selecionados seis estudantes para cada uma das universidades estaduais e na UFPR (Universidade Federal do Paraná) são dez vagas. Os candidatos de outros estados concorrem somente para as vagas da UFPR”, explicou.

Neste domingo, cerca de 170 candidatos realizaram a prova oral no Ceca, na UEL.
Neste domingo, cerca de 170 candidatos realizaram a prova oral no Ceca, na UEL. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

“A UEL é um dos polos e temos uma previsão da participação de 172 candidatos no Ceca a UEL também é responsável por um polo em Tamarana, com 91 candidatos.” Casarim explicou que o primeiro vestibular para esse público foi realizado em 2002 para o ano letivo de 2003. “Naquela época participavam a UEL, UEM (Universidade Estadual de Maringá) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Depois foram entrando as outras universidades estaduais. A cada ano o número de candidatos tem aumentado. No ano passado tivemos 555 candidatos no Paraná todo. Para este ano foram 780 candidatos. A procura deles está aumentando a cada ano.”

Também participam as universidades do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (Uenp). Além da Unespar, esta edição é coordenada em parceria com a Cuia (Comissão Universidade para os Povos Indígenas) e a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

PROVAS ORAIS

Neste domingo foram realizadas as provas orais. Um dos candidatos é Janderson Aparecido Gabriel Matias, 28, que veio da Terra Indígena Pinhalzinho, do município de Guapirama (Norte Pioneiro). Ele está pleiteando uma vaga para o curso de jornalismo. “A prova oral não foi difícil. Foi para comentar uma reportagem em vídeo, de uma entrevista de uma pessoa explicando sobre o que é ser indígena hoje, e tínhamos que dar a nossa opinião", disse. Ele citou algumas questões da reserva em que reside e discorreu sobre as lutas que povos indígenas enfrentam. “Eu comentei sobre a autorização do garimpo em terras indígenas e como perderíamos os direitos sobre algo que é nosso e o governo daria para outros de mão beijada. Temos perdido muitos direitos nos últimos anos. Os outros nos qualificam como bobos, mas isso não é real. A gente corre atrás de nossos direitos”, declarou.

Camila Eduarda Matias Gabriel, 21, também veio de Pinhalzinho e está prestando para Odontologia. “Eu fui mais ou menos na prova, não sei se vou passar. Esta já é a terceira vez que tento.” Ela reforçou que o vestibular indígena é importante para proporcionar uma qualidade de vida melhor. "Meu pai fez este vestibular indígena anos atrás e se formou em Medicina Veterinária. Hoje ele tem uma agropecuária”, destacou.

Inaiê Rayssa da Rocha, 18, está prestando o vestibular para Medicina Veterinária. “Eu escolhi esse curso porque eu me sinto bem fazendo isso. Quando eu me formar quero atuar em fisioterapia de animais." Ela ressaltou que a aprovação nesse processo seletivo pode mudar a sua vida na questão financeira. "Minha mãe fez esse vestibular indígena e se formou em Pedagogia na Uenp (Universidade do Norte do Paraná). Ela concluiu o curso em 2015. Eu vi que a graduação dela mudou bastante a sua vida, tanto em relação à saúde quanto à questão financeira. Ela conseguiu um emprego e isso ajudou bastante, pois somos cinco pessoas em casa.”

QUESTÕES OBJETIVAS

Nesta segunda-feira (13) será prova de Conhecimentos Gerais, com questões objetivas, e Redação, das 13h30 às 18h30.
O resultado final dos aprovados no 21º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, será divulgado no dia 7 de julho no site unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena. Quanto às matrículas, os candidatos devem estar atentos ao site da Universidade para a qual se inscreveu e conferir os editais de chamamento específicos, com data, local e horário para esse fim.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.