Duzentos e cinquenta e um detentos participarão do Vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) no domingo (30), a partir das 14h, em cinco unidades prisionais de Londrina. A prova em fase única, contendo 50 questões do conteúdo do Ensino Médio e redação, será aplicada pela equipe da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL, com apoio de agentes penitenciários, seguindo protocolos de segurança e medidas sanitárias em prevenção à Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Detentos de cinco unidades participam do vestibular da UEL
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Realizarão a prova 63 apenados da PEL I (Penitenciária Estadual de Londrina); 121 da PEL II; 36 do Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina); 13 da Casa de Custódia e para 18 pessoas que cumprem penas e medidas alternativas junto ao Patronato de Londrina.

O Vestibular para os apenados ocorre em Londrina desde 2013, por meio doe acordo entre a UEL, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Depen (Departamento Penitenciário) e VEP (Vara de Execuções Penais) de Londrina.

“A Universidade cumpre seu papel, como deve ser a função do Ensino Superior Público nas mais variadas funções para atender a sociedade. Sabemos que muitos destes vestibulandos trazem histórias dramáticas. Com esse apoio estamos ajudando a criar uma ponte entre o passado que levou essa pessoa a pagar com privação de liberdade e o seu futuro”, definiu o reitor Sérgio Carvalho.

LEIA TAMBÉM:

- Concorrência em medicina na UEL é a maior da história

Para o coordenador regional do Depen de Londrina, diretor do Creslon local, Reginaldo Peixoto, o Vestibular para os internos das unidades prisionais pode ser definido como ação afirmativa ressocializadora, que proporciona acesso à educação, oportunizando diferentes perspectivas para os reclusos e seus familiares. “Os efeitos de um curso universitário representam mudança drástica de ambiente. Tem efeitos que transcendem a simples aquisição de conhecimento e reflete positivamente em todos os segmentos ao qual o recluso está inserido, inclusive no próprio cárcere, mas especialmente no ambiente familiar”, observa.

Segundo ele, esta ação garante ainda um direito constitucional, uma vez que o apenado deve ter acesso à educação. “Consequentemente é uma forma de combater o crime e sua fomentação dentro das unidades, dando efetiva oportunidade aquele que, ao passar no vestibular, indica que possui capacidade para exercer a profissão que escolheu e mudar a própria vida e da família”, considerou.

SALAS DE AULA

O diretor explicou ainda que o Depen tem se esforçado para garantir salas de aula dentro dos estabelecimentos prisionais, ofertando aos internos a grade necessária para a conclusão do Ensino Médio, com o auxílio de professores de todas as áreas e de pedagogos que acompanham os processos dentro das unidades. O Depen fornece também livros e demais materiais pedagógicos, além de estimular a leitura a partir da remição da pena. Entre outras medidas socioeducativas estão a promoção de cursos de qualificação profissional. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1