Imagem ilustrativa da imagem DER realiza melhorias na PR-218, entre Londrina e Maravilha
| Foto: DER

Curitiba - O trecho na PR-218, entre Londrina e o distrito de Maravilha (zona sul), e o entroncamento com a PR-445, em uma extensão de 23,71 quilômetros, está recebendo melhorias. São serviços de remendos, desconfinamento, execução de drenos, reperfilagem, microrrevestimento e sinalização horizontal executados por uma equipe do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O investimento previsto é de R$ 5,6 milhões, por meio do lote 7 do programa COP (Conservação de Pavimentos) do Governo do Paraná. “Com essas melhorias a população terá mais facilidade e segurança para se deslocar até Londrina e também para escoar sua produção agropecuária”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Os serviços começaram em dezembro e devem seguir até julho deste ano para atender todos os pontos críticos do trecho. Elas iniciaram com os remendos profundos, executados nos locais com trincas, buracos e ondulações, em que a sub-base do pavimento é substituída por uma nova camada de brita graduada a seco (BGS) antes de recompor o pavimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Os outros serviços iniciais foram o desconfinamento lateral de bordo, em que é removida a camada de solo vegetal nas laterais da pista, facilitando o escoamento de água para o terreno natural, e a execução de drenos longitudinais, onde materiais drenantes são colocados em um espaço escavado paralelamente ao pavimento para rebaixar águas subterrâneas.

Também serão realizadas reperfilagens, que consistem na aplicação e compactação de massa asfáltica para nivelar a superfície da pista. Será executado o microrrevestimento, uma mistura asfáltica a frio, que rejuvenesce e preserva o pavimento, além de melhorar a aderência de pneus à pista. E, por último, será feita a sinalização horizontal, serviços de pintura de linhas e faixas com tinta acrílica.

Imagem ilustrativa da imagem DER realiza melhorias na PR-218, entre Londrina e Maravilha
| Foto: DER

“Devido ao grande número de caminhões no trecho, boa parte em direção ao centro de tratamento de resíduos próximo ao distrito, a rodovia precisou de uma quantidade expressiva de remendos profundos. Com os serviços concluídos, o pavimento ficará em boas condições pelos próximos anos", explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

O lote 7 do programa COP inclui 336,39 quilômetros de rodovias, principalmente na região entre Londrina e a divisa com São Paulo. O investimento é de R$ 60,5 milhões em todos estes serviços de conservação.

LEIA TAMBÉM:

-CMTU oferece curso gratuito para motociclistas

- Radares voltam a funcionar em Londrina em junho; saiba os locais

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1