Imagem ilustrativa da imagem Crianças de zero a três anos voltam às escolas em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e CEIs (Centro de Educação Infantil) de Londrina voltaram a receber crianças de zero a três anos nesta segunda-feira (30). Ao todo, cerca de sete mil crianças devem ser atendidas presencialmente, em meio período, e com 50% da turma dividida entre os períodos da manhã e tarde.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes garante que todos os 33 CMEIs e 56 CEIs de Londrina estão preparados para atender as crianças com todos os protocolos de prevenção, como o distanciamento de 1,5 metro; uso de álcool em gel; utilização de objetos individuais; entre outras exigências sanitárias previstas no Plano de Biossegurança específico de cada unidade escolar.

A notícia trouxe alívio a muitos pais após um ano e oito meses de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid. “É um grande alívio saber que as escolas voltaram a atender os pequenos. Esse meio período vai me ajudar bastante porque minha filha estava indo comigo no trabalho, já que eu não tenho muito com quem contar. Ela estava muito ansiosa por esse dia”, diz Kawana Caroline Araújo de Barros, mãe da pequena Mikaella Caroline, matriculada no CMEI Telma Cavalhieri da Motta Sanches, no Jardim Maracanã (zona oeste).

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Na unidade estão matriculados 200 alunos de um a seis anos. Nesta manhã, cerca de 70 crianças foram para a escola. No pátio, as turmas se revezaram para a hora do lanche, cumprindo o distanciamento social e algumas atividades de sala de aula foram feitas ao ar livre.

"Tudo o que é novo nos traz medo, mas quando se tem pessoas trabalhando juntas para um retorno seguro, as dificuldades são superadas. Sinto uma diferença no comprometimento das equipes da escola e da própria comunidade. Tivemos um bom tempo de preparo e estamos confiantes em receber nossos alunos”, comenta a diretora Natalia Rosseti.

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RETORNO GRADUAL

A retomada das atividades presenciais nas escolas da rede municipal vem acontecendo gradualmente desde o dia 2 de agosto. As aulas tiveram início com o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e os alunos do 4º e 5º ano. No dia 16, foi a vez dos alunos do 2º e 3º ano, e na semana passada voltaram às aulas as crianças do P4, P5 e 1º ano. Com o retorno das crianças de zero a três anos nesta segunda, todas as séries do ensino municipal passam a ter atividades presenciais.

“Seria um sonho poder receber 100% dos alunos o tempo todo na escola a partir do ano que vem, mas a ideia é retornar aos poucos e estamos observando que dessa maneira a volta dos alunos às escolas está sendo bem tranquila. Tivemos alguns casos isolados de professores e alunos, que, diante da suspeita ou confirmação da doença, foram afastados, mas não se configurou em surto e não foram contaminações intraescolar”, comenta Moraes.

Os alunos do P4 ao 5º ano, assim como da EJA, estão sendo atendidos de forma híbrida, ou seja, com revezamento semanal, em que 50% dos alunos comparecem presencialmente e a outra metade acompanha as aulas em casa, invertendo-se os grupos na semana seguinte.

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A rede municipal de ensino envolve um universo de 46 mil crianças. Para ouvir o interesse das famílias no retorno das crianças às atividades presenciais, uma pesquisa foi conduzida no início de agosto. Cerca de 35 mil pais ou responsáveis encaminharam às unidades escolares um termo de responsabilidade emitido pela secretaria municipal de Educação.

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Segundo Moraes, 87% dos pais e responsáveis preferem que os alunos sejam atendidos de forma híbrida. “As famílias que preferirem manter as crianças, de qualquer idade, na educação remota poderão fazê-lo. Esses alunos continuarão a ser atendidos por meio de materiais impressos e ferramentas digitais”, afirma.

Para acompanhar a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano, a secretaria municipal de Educação vem realizando uma avaliação diagnóstica e também vem pesando e medindo todas as crianças para verificar os efeitos da pandemia na alimentação. Os resultados devem ser concluídos na segunda quinzena de setembro. (Com N.Com)

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