Imagem ilustrativa da imagem Alunos retornam às salas de aula no Norte Pioneiro
| Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Ibaiti

Municípios do Norte Pioneiro, como Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ibaiti, estão com o retorno programado dos estudantes às salas de aula ou já planejam uma avaliação com as primeiras turmas com atividades presenciais. As ações presenciais foram suspensas devido à pandemia de coronavírus. As atividades presenciais devem seguir todos protocolos de segurança, de forma escalonada e com alunos se revezando entre o ensino presencial e remoto.

Em Ibaiti, as escolas começaram a receber os alunos em 16 de agosto. As turmas atendidas neste momento são da Classe Especial, Sala de Recursos, alunos com espectro autista, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e aqueles em situação de vulnerabilidade social, que não têm acesso à internet. Ao todo, são 675 estudantes.

A secretária municipal de Educação, Tânia Fátima Fadel Bueno, afirma que uma avaliação sobre o retorno das aulas presenciais deverá ser feita nos próximos dias com o objetivo de ampliar a modalidade para os demais alunos matriculados nas 12 escolas da cidade.

“Tivemos autorização dos pais para o retorno e estamos indo muito bem. Não tivemos casos da doença na rede municipal e nossa expectativa é envolver o maior número de alunos possíveis no mês de setembro. Vimos que com esse retorno dos alunos mais vulneráveis tivemos muitos pedidos de outros pais”, diz a secretária. A expectativa para o retorno das crianças menores de três anos nas unidades escolares é somente para 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos retornam às salas de aula no Norte Pioneiro
| Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Ibaiti

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

Em Santo Antônio da Platina, as aulas em modelo híbrido (presencial e remoto) tiveram início no dia 2 de agosto, com os alunos do 5º Ano, Sala de Recursos e Classe Especial. Em seguida, no dia 9 de agosto, foi a vez das turmas do 4º e 3º anos e no dia 16, os alunos do 2º ano e EJA.

No dia 23, as turmas do 1º Ano e Infantil 4, matriculados nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), também retornaram às atividades presenciais e, na próxima semana, quem deve voltar às salas de aulas são as crianças do Infantil 5 (5 anos), a partir do dia 30.

A secretaria municipal de Educação destaca que a escolha pelas aulas presenciais é facultativa, isto é, os pais poderão manter os alunos em ensino remoto se assim desejarem. “Esse retorno está bem tranquilo, com os alunos respeitando todas as orientações. Nossos professores também estão utilizando EPIs (equipamentos de proteção individual) e tomando todos os cuidados. Tivemos um ou outro caso isolado de suspeita, que não foi por contaminação na escola. Eu estava bem receosa com o retorno porque a preocupação é com a saúde de todos, mas as coisas estão fluindo”, comenta a secretária da pasta, Adriane Cavatoni Vicario.

Na rede municipal estão matriculados cerca de 4.500 estudantes nas 12 unidades escolares e 13 CMEIs. De acordo com Vicario, a adesão tem sido parcial, com cerca de 50% de alunos participando do modelo híbrido. “A gente percebe que muitos pais ainda estão receosos com a volta dos filhos às salas de aula. Dessa forma, o retorno vai sendo gradativo porque é tudo muito novo para os alunos, pais e profissionais da educação”, ressalta.

Em relação aos alunos de 0 a 3 anos, Vicario diz que não há uma previsão de retorno neste momento. “São crianças que permanecem mais tempo na instituição e demandam um contato físico maior com os professores”, justifica.

JACAREZINHO

Em Jacarezinho, o retorno das aulas presenciais está programada para o dia 8 de setembro com as turmas do 5° ano, Salas de Recursos Multifuncionais e EJA. “Acredito que nesta primeira etapa teremos 50% de adesão. Muitos pais ainda estão enviando os formulários (Termo de Responsabilidade – Retorno às aulas). Acredito que com o passar dos dias e tendo segurança o número de alunos vai aumentando gradativamente”, afirma a secretária municipal de Educação, Patrícia Martoni.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos retornam às salas de aula no Norte Pioneiro
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho tem 3.975 matriculados em 22 escolas. De acordo com o prefeito Marcelo Palhares (PSD), “o modelo de ensino remoto/presencial poderá ser suspenso ou reorganizado a qualquer tempo caso seja identificado descumprimento ou qualquer outra situação que enseje risco à saúde, tanto das crianças quanto dos profissionais da Educação.”

Martoni acrescenta que o retorno das atividades presenciais é um compromisso das escolas e também dos pais, que devem conversar com os filhos para que sigam sempre as orientações, não tirem as máscaras, faça a higiene das mãos e mantenha o distanciamento.

As secretarias de Educação desses municípios garantem que todos os protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos rigorosamente e que há insumos como máscaras, álcool gel, aventais e face shield em todas as unidades escolares, para uso dos professores, alunos e demais funcionários. As salas de aula estão respeitando a distância entre os estudantes, assim como nos horários de recreio, com revezamento entre as turmas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.