Cornélio Procópio vacina população geral de 53 anos contra Covid

De acordo com Sesa, cidade do Norte Pioneiro está com calendário de imunização adiantado; todos os municípios do Paraná já estão vacinando a população em geral

Reportagem local
Reportagem local

Curitiba - A vacinação contra a Covid-19 no Paraná avançou para além dos grupos considerados prioritários. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que todos os 399 municípios paranaenses já estão em processo de imunização da população adulta em geral, parcela da sociedade formada por pessoas com idade variando entre 18 e 59 anos e que não se enquadram entre as prioridades estabelecidas pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

 

Cornélio Procópio vacina população geral de 53 anos contra Covid
Geraldo Bubniak - AEN
 


Além do avanço natural, algumas cidades estão com o calendário ainda mais adiantado.  Em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e em Foz do Iguaçu (Oeste), a faixa etária alcançou os 53 anos. Paranavaí (Noroeste) começou a vacinar o público de 57 anos. Campo Mourão (Centro-Oeste) trabalha para fechar a semana com todos os acima de 56 anos imunizados.


Mesmo público que Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, espera atingir até sábado (12) – atualmente está em 55 anos. E, gradativamente, ir diminuindo a idade até alcançar o pessoal de 45 anos até o fim de junho. Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba, todas no Litoral, também projetam imunizar o grupo a partir de 45 anos neste mês.


Entre as cidades mais populosas, Curitiba estima terminar a semana com as pessoas de 56 anos protegidas contra o vírus. Londrina e Maringá (Noroeste) pretendem chegar na sexta-feira (11) com as pessoas de 55 anos imunizadas. Cascavel (Oeste) também reservou a sexta-feira, mas para proteger quem tem a partir de 58 anos. Ponta Grossa (Campos Gerais), por sua vez, dá início nesta quarta-feira (9) à vacinação de quem já completou 58 e 59 anos.


“Estamos nos organizando para avançar cada vez mais. As vacinas estão chegando com um ritmo melhor ao Estado, o que nos permite programar a ampliação das pessoas imunizadas. Contamos com a parceria dos municípios para que as doses cheguem o mais rapidamente possível ao braço dos paranaenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “É com vacina e rapidez na aplicação que vamos vencer a pandemia”.



LEIA TAMBÉM:

- Saúde pede que pacientes com sintomas leves de Covid procurem as UBS


A expansão do cronograma de vacinação foi possibilitada pela iniciativa do Governo do Estado de reservar parte da 22ª pauta de distribuição do governo federal para dar início ao escalonamento etário abaixo dos 60 anos. A remessa enviada aos municípios na semana passada separou 137.353 (38%) das 360.250 doses para o novo público. Os imunizantes são da Covishield, desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.


“O objetivo do Governo do Estado é no fim do ano ter todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas contra a Covid”, ressaltou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. (Com informações da AEN)


Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo