Imagem ilustrativa da imagem Confira os principais erros no cadastro para vacinação em Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

É no avançar da vacinação contra a Covid-19 em Londrina que as dificuldades para fazer o cadastro e o agendamento entre os grupos prioritários vão surgindo, especialmente entre os idosos. Muitos têm dúvidas e precisam de ajuda para imprimir o QR Code, que deve ser apresentado no momento da imunização, assim como na digitação dos dados do cadastro.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, comenta que os principais erros são na hora de preencher a data de nascimento, endereço e CPF. “Temos uma equipe para fazer o monitoramento dos cadastros e recebemos cerca de 250 e-mails por dia com diversas solicitações de alterações, desde o preenchimento errado até pessoas que fizeram aniversário e solicitam a correção da data”, comenta.

Machado destaca que não há nenhuma fragilidade no sistema e que o tempo para alterar um cadastro, que deve ser solicitado exclusivamente via e-mail, é de aproximadamente três dias.

50 LIGAÇÕES POR DIA

Nos três CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), localizados nas regiões norte, leste e oeste, muitos atendimentos têm sido para a correção do cadastro. "As equipes têm auxiliado os idosos a enviar o e-mail solicitando a correção. Tem tido muito erro na data de nascimento, mas o detalhe muito importante é se o idoso é acamado ou não. Na hora de selecionar o grupo prioritário, as pessoas devem ficar atentas a esse campo, pois se não constar no sistema, a secretaria de Saúde não tem como saber”, afirma Andrea Ramondini Danelon, secretária municipal do Idoso.

De acordo com ela, os centros de convivência têm recebido uma média diária de 50 ligações a respeito da vacinação. “Muitos também precisam de ajuda para ligar com o computador, mexer no smartphone, na própria internet, dificuldade para imprimir o QR Code ou mesmo por insegurança”, diz, ao ressaltar que tanto os centros de convivência quanto as secretarias de Saúde e de Educação estão envolvidos "em uma força-tarefa para oferecer todo o suporte àqueles que precisam de auxílio ou acesso à internet e impressora”.

ERRO DO CEP

A FOLHA também vem recebendo mensagens de leitores solicitando informações. Uma delas é de um idosa que questiona o porquê do cadastro não ter sido validado. Machado explica que no caso de idosos as equipes confrontam o nome, a data de nascimento, o endereço, CPF e CEP. “Se algum desses dados não estiverem corretos, o cadastro não é validado”, explica.

Segundo ele, a maioria das não validações é por erro de CEP. “Se for somente este dado, a gente valida e corrige no sistema. Mas essa análise é feita manualmente por uma equipe”, diz. Já para aqueles que tiveram o QR Code validado no local de vacinação, mas não teve a dose aplicada por conta de alguma contraindicação detectada pela equipe de enfermagem, a orientação é que a pessoa não solicite a alteração via e-mail. “Temos identificado alguns casos desses e estamos fazendo o cancelamento automático quando as responsáveis pelas salas de vacinas nos comunicam. Exceto nessa situação, todas as demais alterações devem ser solicitadas via e-mail", enfatiza.

Imagem ilustrativa da imagem Confira os principais erros no cadastro para vacinação em Londrina
| Foto: Folha Arte

FAIXA ETÁRIA

Outro esclarecimento que o secretário faz é a respeito daqueles que são da faixa etária já atendida, estão com o cadastro validado, mas não fizeram o agendamento. “Mesmo que a vacinação já tenha avançado para outras faixas etárias, o cadastro validado não é cancelado. Mas vale lembrar que quem não teve o cadastro validado tem que comunicar a secretaria. E aqueles que agendaram e não puderam comparecer na data, devem fazer um novo agendamento no site”, afirma.

Serviço: As alterações no cadastro devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]. Para dúvidas ou orientações ligue para (43) 3372-9825 (Secretaria de Saúde) ou (43) 3375-0307/3373-0090 (CCI)

Leia mais:

Vacinação contra Covid-19 é estendida aos idosos com 66 anos em Londrina

Excesso de informações gera dúvidas sobre a vacina contra Covid

No 1º de abril, confira as mentiras sobre a Covid

CADASTRO E AGENDAMENTO

O cadastro e o agendamento devem ser feitos pelo site da Prefeitura de Londrina. A primeira etapa é o cadastro. Ao acessar o site, a pessoa deve informar o CPF, ler a nota sobre a Lei Nº 13.709 (LGPD) e as contraindicações da vacina contra Covid-19. Assinalar o campo em que se declara ter lido essas orientações e clicar em Continuar.

Na sequência, é preciso selecionar qual é o grupo prioritário e informar dados pessoais como nome, data de nascimento, telefone, endereço, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), entre outros. Os profissionais da saúde terão que apresentar um documento que comprove conselho de classe. Os trabalhadores também terão que informar o local de trabalho.

O prazo médio para análise e validação do cadastro varia de dois a cinco dias, e é feita somente para os grupos que já possuem a vacinação liberada.

Com o cadastro validado (essa informação constará no mesmo site), o agendamento deve ser feito pelo próprio usuário, através do CPF. A pessoa deverá escolher um dos seis pontos de vacinação e imprimir ou salvar o comprovante que contém um código (QR Code). É obrigatória a apresentação do QR Code no ato da vacinação, juntamente com um documento de identificação oficial com foto.

Imagem ilustrativa da imagem Confira os principais erros no cadastro para vacinação em Londrina
| Foto: Folha Arte

VACINAÇÃO

Neste momento, o agendamento está disponível para vacinação contra Covid-19 em Londrina para idosos a partir de 65 anos, profissionais de saúde com registro em conselho de classe; trabalhadores dos serviços de saúde sem conselho de classe; profissionais das forças de segurança, salvamento, do sistema prisional e Forças Armadas.

Deste público, aqueles que já tiveram o cadastro validado podem acessar o Portal da Prefeitura e selecionar local, dia e horário de vacinação. (Com N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1