Iniciativa reserva espaço para as motos entre a faixa de pedestres e os carros
Iniciativa reserva espaço para as motos entre a faixa de pedestres e os carros | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) realizou, nesta terça-feira (9), a implantação de dois bolsões de proteção para motociclistas na avenida Dez de Dezembro, no cruzamento com as ruas Potiguares e Santa Fé, nas proximidades da rodoviária. A pintura de retenção foi feita durante a manhã em ambos os sentidos da Via Expressa. A medida, basicamente, reserva um espaço exclusivo para as motos entre a faixa para pedestres e a dos demais veículos, em frente a semáforos.

Há dois anos a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei prevendo a iniciativa. Na época, a companhia se mostrou contrária à intenção, que agora saiu do papel. A expectativa é de que estes bolsões possam ajudar a reduzir acidentes de trânsito envolvendo motociclistas e otimize no fluxo viário. Somente no ano passado foram 2.450 registros de incidentes com motos, o que representa 70% de todos os casos de 2020, como mostrou recentemente matéria da FOLHA.

“Pretendemos que haja maior segurança aos motociclistas, que é a classe que mais se envolve em acidentes e, infelizmente, graves. Com isso, pode acontecer um respeito maior entre motociclistas e motoristas. Quando abre o sinal, por ser um veículo mais rápido, a motocicleta tem facilidade maior de deslocamento e esta faixa pode evitar abalroamentos”, destacou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU.

APROVAÇÃO

Mesmo com a sinalização horizontal e vertical indicando a novidade, muitos motociclistas se mostraram receosos em parar no local reservando, por ainda desconhecerem o funcionamento. A auxiliar de escritório Maria Arruda considerou válido o projeto. “O trânsito para o motociclista não é fácil. Muita violência. Agora podemos sair antes dos carros e assim evitar, mesmo que minimamente, acidentes”, avaliou.

De acordo com o entregador Maurício Prado, independentemente de qualquer ação, é necessário o respeito mútuo. “Às vezes nós desrespeitamos, mas muitos motoristas também são imprudentes. Tudo que vem para somar é bom, mas tem que ter mais conscientização e ampliar o que é legal”, sugeriu.

EXPERIMENTAL

Agentes da companhia de trânsito deverão permanecer no lugar pelos próximos dias para divulgação e orientação, entretanto, não vão ser aplicadas multas neste primeiro momento se carros pararem em cima do espaço delimitado para motocicletas, já que a iniciativa é experimental. “É de maneira preventiva e vamos acompanhar, no mínimo, por seis meses para ver qual será a adaptação. Até porque é uma entrada da cidade”, apontou Dalbem.

Caso exista uma boa aceitação e resultados concretos, a intenção é levar os bolsões para outras avenidas movimentadas de Londrina e que tenham condição de receber estas faixas, como as avenidas Arthur Thomas e Leste-Oeste. “Vamos procurar sempre avenidas largas. É ainda uma oportunidade para o motociclista ter um respeito maior pela faixa de pedestres, porque vai estar na sua frente, facilitando a visibilidade dos pedestres.”

Alteração no Código de Trânsito Brasileiro promovida no ano passado e sancionada pela Presidência República prevê, por meio de lei, a adoção de áreas de espera para motociclistas em sinaleiros.