A Prefeitura de Londrina homologou a empresa vencedora da licitação para construção de uma ciclovia na avenida Guilherme de Almeida, no jardim Itapoã, região sul da cidade. A empreiteira, que tem sede em Maringá (Noroeste), foi a única a participar do certame e levou a obra com uma proposta de R$ 530 mil, praticamente o mesmo valor que o município tinha se proposto a investir.

A via exclusiva para ciclistas será feita no canteiro central e terá cerca de 1,2 quilômetro de extensão, começando na rua Ida Tamarozzi Petrucci e terminando na rotatória, perto da rua dos Zeladores. O prazo previsto em contrato é de três meses de intervenções a partir da assinatura da ordem de serviço, o que deve ocorrer nos próximos dias. Também serão implantados guarda-corpos para a passagem de pedestres, os levando às faixas.

A avenida é o principal acesso para bairros populosos da zona sul, como o União da Vitória. Quem hoje se arrisca entre os carros acredita que a medida vai facilitar. “Já tem o canteiro que é grande e ninguém usa. Pelo menos agora terá uma serventia e deve incentivar até mais pessoas a andarem de bicicleta por aqui”, projetou o auxiliar de pedreiro aposentado Delcides da Mota. “Muitas atividades no bairro o pessoal faz de bicicleta. Se tiver um lugar específico para usar vai ser bom”, avaliou o autônomo Jean Henrique Lopes.

ÁRVORES

Para o calçamento do canteiro, pelo menos, 11 árvores terão que ser erradicadas. Nove delas são exóticas. Como contrapartida, deverão ser plantadas 27 mudas de espécies definidas pela Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) em outros pontos, preferencialmente em áreas de preservação ambiental e fundos de vale. Outras 32 mudas de Ipê que existem no local serão transplantadas.

Perspectiva de como ficará a obra depois de pronta
Perspectiva de como ficará a obra depois de pronta | Foto: Divulgação

REDE INTERCONECTADA

De acordo com a prefeitura, a ciclovia “visa estimular e proporcionar um ambiente seguro para o uso de bicicletas como meio de transporte urbano, bem como para atividades físicas e de lazer, práticas que são importantes para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e populações saudáveis”. Na justificativa da licitação, o poder Executivo ainda argumentou que “a implementação da obra será um grande avanço para criação de uma rede interconectada de ciclovias no município.”

Londrina tem 56 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A proposta do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) é para que a cidade tenha 316 quilômetros de vias específicas paras quem utiliza a bicicleta.

LEIA TAMBÉM: No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

PARQUE GUANABARA

Na rua José Giroldo, no Parque Guanabara, também região sul, o município concedeu mais 30 dias para a empresa terminar a obra, que teve início em novembro do ano passado. A previsão no edital era de que os trabalhos durassem até abril. Agora, a nova data é dez de maio, terça-feira da semana que vem. Com aproximadamente 500 metros de extensão, a estrutura está sendo implantada na calçada entre a rua Bento Munhoz da Rocha Neto e a avenida Madre Leônia Milito.

O projeto também inclui uma praça num terreno de 2 mil metros quadrados, que até então estava vazio, em frente ao lago Igapó dois. Já foram instalados mobiliários e iluminação. O custo total na José Giroldo é de R$ 500 mil.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.