O Castramóvel, lançado pela Prefeitura de Londrina no dia 6 de março, atua nesta semana na praça do conjunto Aquiles Stenghel, na zona norte. A equipe da unidade realiza atendimento veterinário de cães e gatos previamente cadastrados pela prefeitura de toda a cidade conforme programação. A capacidade de castração é de até 40 cães e gatos ao dia.

Além do procedimento cirúrgico, o animal é vacinado, recebe medicação e a microchipagem
Além do procedimento cirúrgico, o animal é vacinado, recebe medicação e a microchipagem | Foto: Lais Taine - Grupo Folha

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os serviços são ofertados a animais semidomiciliados, ou seja, aqueles que tenham acompanhamento de um tutor no pós-operatório. “Nesse primeiro momento, os animais de rua não serão castrados até pelo risco pós-cirúrgico, que é mínimo, mas existe. Então, estamos fazendo um cadastro ativo, nossas equipes vão até os bairros em que o Castramóvel vai estar baseado e fazemos a análise dos domicílios que se enquadram nos critérios do Programa Municipal de Castração”, explica. O serviço irá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, acumuladores, protetores voluntários e ONGs.

Além do procedimento cirúrgico, o animal é vacinado, recebe a medicação do pós-operatório e a microchipagem. Apesar de a unidade estar no bairro, a orientação é que as pessoas não levem os animais sem ter passado pelo cadastro. “Nós fazemos um trabalho prévio. Vamos antes, informamos quem vai ser contemplado para que no dia que o Castramóvel estiver baseado no bairro, o animal tenha condição de ser operado”, reforça.

PRIMEIRO DIA

Os primeiros animais contemplados foram dos moradores do jardim Flores do Campo, também na zona norte. Neusa Barbosa, 43, levou a Shaya, cadela de 11 meses. “Eles passaram no meu bairro, fui até o posto e renovei meu cadastro. Mais tarde, me ligaram avisando e deram as orientações sobre como proceder com ela", relata a dona de casa, que não teria condições de pagar pelo procedimento. “Por isso eu acho que é muito bom para a cidade toda, porque tem muito cachorro abandonado. Eu tenho uma só, mas cuido bem.”

A presidente da Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal, a vereadora Daniele Ziober,afirma que existem mais dois Castramóveis pagos aguardando recurso para custear os serviços. Nesta primeira unidade, a prefeitura investiu R$ 100 mil na aquisição do trailer e R$ 1 milhão foi repassado por meio de emendas parlamentares à Clínica Veterinária Clinicão, responsável por executar o serviço. Por enquanto, a equipe conta com dois médicos veterinários e dois auxiliares.

O prefeito Marcelo Belinati falou sobre encaminhamento de projetos em relação aos cuidados com os animais de Londrina. “É uma questão de amor aos animais, mas principalmente uma questão de saúde pública." Ele comentou que o projeto do centro de zoonoses está caminhando para que ainda este ano possa dar início à licitação ou à obra em si.

Em pesquisa realizada entre 2014 e 2015, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) identificou 192 mil cachorros em Londrina, equivalente a um cão para quatro habitantes. Somando gatos, o número salta para 220 mil. Ziober apontou que existem aproximadamente 60 mil cães semidomiciliados e abandonados em Londrina.

LEIA MAIS:

Jovem de 24 anos morre por suspeita de dengue em Londrina

Empresa pede mais prazo para duplicação na Faria Lima