A secretaria municipal de Saúde de Cascavel (Oeste) confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), a primeira morte decorrente do novo coronavírus na cidade. O homem de 66 anos retornou de viagem internacional no dia 15 de março e estava internado em hospital privado há cinco dias. Com essa confirmação, o Paraná soma três óbitos por Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Cascavel registra primeira morte por Covid-19
| Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cascavel

Após voltar de viagem internacional, o paciente, que já fazia uso de medicação contínua para hipertensão e diabetes, buscou atendimento, notificando as unidades de saúde no dia 19 de março. A coleta de exame ocorreu no dia 20 e a confirmação pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) chegou no domingo (29). O paciente estava internado há cinco dias em hospital privado e veio a falecer na madrugada desta segunda-feira (30).

LEIA TAMBÉM:

A jogada de Bolsonaro: driblar a saúde para marcar na economia

Coronavírus: especialistas londrinenses falam sobre grupos de risco

Thiago Stefanello, secretário municipal de Saúde de Cascavel, divulgou a informação via vídeo ao vivo em rede social da Prefeitura. “Com pesar, o município de Cascavel confirma que existe já no município o primeiro óbito de paciente confirmado de Sars-cov-2, o novo coronavírus”, inicia. “Já estávamos aguardando que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, devido ao grande número de suspeitos e também de pessoas que estão com exames confirmados em nossa cidade”, acrescenta. Cascavel tem atualmente tem nove casos confirmados de Covid-19.

‘FIQUE EM CASA’

O secretário aproveitou a comunicação para pedir que a população fique em casa. “É fundamental, mais do que nunca, que a população permaneça em casa, que siga as orientações do MS (Ministério da Saúde), da Sesa (Secretaria do Estado da Saúde) e do município de Cascavel, já que nós ainda teremos o pico da doença e precisamos fortalecer essas orientações do distanciamento social”, aponta.

COMÉRCIO FECHADO

A prefeitura divulgou que tem recebido muitas ligações por meio do número 156 sobre a abertura de alguns estabelecimentos comerciais na cidade. Por conta disso, a administração reforçou o decreto vigente desde o dia 20 de março, afirmando que o comércio deve continuar fechado até o dia 5 de abril. Por conta disso, a Guarda Municipal está em constante operação lacrando estabelecimentos que insistem em desobedecer a ordem.

ATENDIMENTO DE SAÚDE

Stefanello também apontou que a cidade está se organizando para que nenhum paciente fique sem atendimento durante o pico da doença. “Conseguimos avançar junto com o governo do estado, em uma estruturação de leitos nível regional, também temos o HU (Hospital Universitário), na ala de queimados, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e 20 leitos de enfermaria à disposição da população”, aponta.

Cascavel também tem preparado local de emergência para atendimento. “Estamos estruturando o Centro de Eventos com 50 leitos de enfermaria para que, se for necessário, no futuro, caso haja um aumento considerável de pacientes que necessitem de tratamento específico, nós já tenhamos local adequado para fazer isso”, afirma.

MAIS CASOS

O Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel, divulgou nota no domingo (29) informando que um paciente de 38 anos, com suspeita de novo coronavírus, evoluiu a óbito. O paciente foi encaminhado para a unidade na madrugada do domingo, não possuía histórico de comorbidade e estava internado em ventilação mecânica da ala Covid-19. Ainda é aguardado o resultado do exame para confirmar ou descartar a doença. O hospital ainda comunicou que na ala específica para atendimento à doença há três pacientes internados de 46, 53 e 77 anos.