O município de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) implantou uma Caravana de Vacinação para dar sequência ao processo de imunização contra a Covid-19, acrescentando ao esquema que já vinha sendo adotado desde o início da campanha em pontos fixos. O projeto torna o processo de vacinação itinerante, percorrendo os bairros da cidade. A iniciativa da secretaria municipal de Saúde é para atender as pessoas que, por um motivo ou outro, deixaram de receber as primeiras doses do imunizante nos pontos fixos.

Imagem ilustrativa da imagem Caravana da vacinação contra Covid percorre bairros de Cornélio Procópio
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Cornélio Procópio

O trabalho começou no dia 8 de dezembro e os primeiros resultados foram surpreendentes: 120 aplicações no primeiro dia e outras 70 no segundo. Atualmente, o saldo é de 200 pessoas imunizadas por meio da vacinação itinerante. A secretária de Saúde e vice-prefeita, Angélica Olchaneski, ressaltou que a intenção inicial era passar por vários bairros em uma mesma noite, no entanto a demanda foi tão alta que só foi possível realizar em dois deles por noite. Ela explicou que a iniciativa foi realizada por conta da questão do prazo de validade das vacinas, já que muitas doses estavam no limite para o prazo para devolver à Regional de Saúde.

“Nossa visão, quando criamos o projeto era uma, mas depois que começamos é que verificamos a grandiosidade da iniciativa, porque muitas pessoas estavam sem tomar a primeira dose da vacina, mesmo a secretaria tendo já atingido a cota de vacinados desse público”, afirmou Olchaneski, acrescentando que a ideia inicial era beneficiar as pessoas com dificuldade de ter um horário para comparecer nos pontos fixos. "Havia procopenses que trabalham na região e que por conta dessa questão de não estar no município naquele determinado horário estavam sem tomar a vacina. Isso nos chamou atenção", exemplificou.

LEIA TAMBÉM:

- Um milhão de paranaenses deixaram de buscar a segunda dose

- Sertanópolis devolverá 270 doses de vacina contra Covid

- Servidores da Saúde de Cornélio Procópio realizam atendimento temático para pacientes

CARRO DE SOM

Para divulgar a vacinação pelos bairros, a ambulância é precedida por um carro de som que faz os chamados ao passar pelas ruas, como se fosse o "carro da pamonha". “A gente faz a divulgação nas mídias sociais e nas rádios. Depois vamos com o carro de som, convidando as pessoas dizendo que a gente está no bairro."

DE TODAS AS IDADES

O diretor de Epidemiologia da secretaria, Yago Pereira, analisou que o resultado foi bastante satisfatório com a equipe encontrando pessoas de várias idades, inclusive jovens, que ainda não tinham sido vacinados. "Encontramos também idosos que não haviam recebido doses, apresentando como principal motivo a dificuldade na locomoção", informou Pereira, que atua como um dos coordenadores da campanha. “São doses que não estariam sendo aplicadas se não fosse através desse sistema."

Ele orienta as pessoas sem condições de se locomoverem aos pontos de vacinação, independentemente de ser a primeira, segunda ou terceira dose, devem solicitar ao posto de saúde mais próximo que sua vacinação seja feita em casa. “Automaticamente, repassamos ao enfermeiro responsável por aquela para que a vacina seja aplicada na sua casa”, aconselhou.

A CAMPANHA

Os resultados, segundo ele, só não são mais expressivos por falta de consciência de uma pequena parcela da população. “Infelizmente, como em outros municípios, existe aqui aquele grupo antivacina que não acredita na sua efetividade, o que não é verdade, pois, hoje, a doença está controlada graças à vacinação.”, afirmou Pereira

Ele informou que o município alcançou praticamente 100% na primeira dose, 81,50% na segunda e praticamente 16% da terceira dose na população do município. Entretanto, de acordo com suas estimativas, no município há ainda algo em torno de mil pessoas não tenham recebido a primeira dose do imunizante. Muitas são pessoas que no início da campanha tinha 11 anos e hoje já estão com 12 e também entram na estatística. Em Cornélio o público apto a receber a vacina contra Covid é formada por cerca de 42 mil pessoas.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup