O município de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina) devolverá pelo menos 270 doses de vacina contra Covid-19 não utilizadas pela população e que tinham sido projetadas pela 17ª Regional de Saúde. Segundo o enfermeiro Eliezer de Jesus Andrade, responsável pela epidemiologia do município, no mês de outubro a cidade estava vacinando em média 730 pessoas por semana. “No mês de novembro, essa média caiu para 240 pessoas. No estoque de vacinas, que antes estava faltando, acabou sobrando por causa da baixa procura e baixa adesão da população. Inicialmente nós iríamos devolver pouco mais de 300 doses, mas abriu no sábado e fez algumas doses e vai devolver em torno de 270 doses”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Sertanópolis devolverá 270 doses de vacina contra Covid
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Ele explicou que a 17ª Regional de Saúde determina que se houver sobras cada município deve protocolar a devolução seis dias antes delas vencerem. “Como vence dia 10 e no sábado a regional não trabalhou, eu comuniquei sobre a devolução na sexta-feira (3)”, explicou.

FAKE NEWS

Questionado sobre o motivo da queda na procura da vacinação, ele ressaltou que ela ocorreu por desinformação da população. “Têm muitos idosos associando a vacinação com óbitos recentes no município e na região, principalmente da Pfizer. Temos pouco mais de dois mil idosos que não se vacinaram com a terceira dose, que é a dose de reforço”, relatou. Ele ressaltou que há idosos falando que a vacina causa Aids, outros que o imunizante é experimental, e há aqueles afirmando que causa câncer. “Eles reproduzem todos aqueles diálogos que alguns políticos têm divulgado por redes sociais”, afirmou. Não há comprovação científica que a vacina contra Covid - de qualquer laboratório - causa doenças.

Andrade explicou que começou a trabalhar fortemente uma campanha de informação em uma rádio comunitária assim que começou a perceber essa diminuição do volume de pessoas que buscam a vacina. “A gente foi várias vezes nessa rádio comunitária fazendo nosso apelo. A nossa equipe de Saúde da Família, principalmente composta pelos agentes comunitários, está indo nas casas das pessoas que estão com doses em atraso para esclarecer a importância da vacinação e de tomar a terceira dose, esclarecendo que a vacina não causa câncer, não causa Aids, ou seja, explicando o óbvio", detalhou. "Elaboramos um documento para agentes comunitários estudarem, explicando que a maneira de contrair a Aids é por sexo desprotegido e tem que usar camisinha. E que o câncer é causado por maus hábitos alimentares e também pelo consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas e por aí vai. Percebemos uma pequena melhora depois dessa campanha, mas ainda está muito abaixo do esperado”, apontou.

RESISTÊNCIA

Mesmo com a busca ativa dessas pessoas que deixaram de se vacinar com a dose de reforço, o município tem enfrentado resistência dessas pessoas em complementar a imunização. “Nesse fim de semana fomos de casa em casa para tentar convencer esses idosos, no entanto, mesmo com a equipe presente na casa do idoso, com a vacina pronta para ser aplicada e com apoio de familiares, eles se recusam a vacinar. A gente espera que isso melhore, mas está difícil.”, declarou.

VACINÔMETRO

De acordo com o vacinômetro da prefeitura municipal, foram aplicadas 24.772 doses na população, sendo 12.184 primeiras doses, 9.926 segundas doses e 1.313 doses únicas. Sertanópolis, que tem cerca de 15,6 mil habitantes, registra, desde o início da pandemia de coronavírus, 3.146 casos confirmados da doença - com 50 óbitos.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.