Toda última sexta-feira do mês, profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) realizam um atendimento temático com fantasias para os pacientes. A iniciativa, chamada de Projeto Sorriso, é coordenada pelos próprios funcionários com objetivo de levar mais alegria e descontração no atendimento aos pacientes e ao ambiente de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores da Saúde de Cornélio Procópio realizam atendimento temático para pacientes
| Foto: Divulgação

O projeto surgiu durante a pandemia e é idealizado pelos próprios funcionários que faziam isso há alguns anos. Devido à falta de motivação dos usuários do serviço e da própria equipe, o projeto ganhou vida novamente. “O primeiro dia do projeto foi feito no mês de julho e realizado com o tema 'festa julina', todos os funcionários se fantasiaram e foi um sucesso, os pacientes que vieram no dia se divertiram bastante”, afirma Tainá de Lima Camargo, funcionária de relações públicas intergovernamentais e transparência da secretaria.

O objetivo do projeto é levar momentos de descontração tanto para a equipe Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná) quanto para os pacientes que muitas das vezes chegam desmotivados ou tristes para o atendimento. “Muitos pacientes dizem que ao chegarem aqui e ver a decoração e a equipe fantasiada esqueceram dos problemas que tinham por algumas horas e se divertiram, porque independente da fantasia e da decoração o trabalho continua normalmente, tanto na parte administrativa quando na parte que faz os atendimentos”, relata Tainá.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores da Saúde de Cornélio Procópio realizam atendimento temático para pacientes
| Foto: Divulgação

INTERAÇÃO

Imagem ilustrativa da imagem Servidores da Saúde de Cornélio Procópio realizam atendimento temático para pacientes
| Foto: Divulgação

Ariane Fernandes Redi, psicóloga, afirma que considera interessante a forma como os pacientes interagem durante o atendimento e o processo se inicia já no momento de espera. “Percebemos que os pacientes ficam mais tranquilos ao aguardar o atendimento, alguns pedem para tirar fotos com os funcionários, o ambiente se torna mais descontraído e ficam confortáveis, em um contexto geral é possível analisar que todos ficam menos ansiosos”.

A psicóloga conta que as primeiras impressões que os pacientes expressam quando a veem fantasiada são de surpresa acompanhada de risos e sorrisos. “Em um dos dias do Projeto Sorriso uma senhora me solicitou para que a levasse até a funcionária que estava caracterizada como a Personagem Cruela (equipe de licitação). Ela me contou durante o caminho que seus netos adoravam a Cruela e que por isso queria enviar fotos a eles", recorda.

Segundo Ariane, a paciente relatou que estava no Cisnop para uma consulta psiquiátrica porque realizava o tratamento de uma depressão já há 15 anos. “Quando perguntei a ela o que achou de ver os funcionários caracterizados e o prédio enfeitado, a resposta me acalorou o coração: apontou que naquele momento estava se sentindo alegre”.

Ariane deixa uma conclusão sobre sua percepção do projeto. “O sorriso é algo realmente contagiante, em um ambiente em que as pessoas em sua maioria estão passando por momentos de angústias esse ato de luta pelo sorriso é algo de extrema importância. Ao tocarmos o outro ser humano com alegria e empatia deixamos um registro de que apesar de não ser fácil alguns momentos de nossa vida, podemos ao menos deixar a esperança de que dias melhores estão por vir”.

FANTASIAS

As fantasias e decorações são elaboradas pelos próprios funcionários e cada um é livre para fazer como desejar, não sendo feito de forma obrigatória pois a intenção é todos se divertirem. Os materiais utilizados para a criação do figurino são feitos com o que os funcionários já têm em casa. O Cisnop fornece apenas os materiais para a decoração, mas em alguns temas, é necessário trazer algo de casa para compor a decoração.

Os temas são sugeridos pela própria equipe e quando possuem mais de um tema vão jogando para os meses seguintes. No mês de outubro o tema foi “mundo da magia”, inspirado no halloween e algumas crianças foram para o atendimento fantasiadas. As mães relatam que as crianças que comparecem para atendimento ou acompanhamento ficam mais tranquilas e não dão trabalho pois se distraem. Em dezembro o projeto será um pouco diferente, isto porque vai ser realizado nos dias 14 e 21, com o tema de Natal.

Para participar ou saber mais sobre o Projeto Sorriso, a CISNOP divulga através da página no Facebook (Consórcio Cisnop) e do site www.cisnop.com.br. Todos são bem-vindos para conhecer o projeto e se divertirem, afinal, sorrir faz bem à saúde.