A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) trabalha para resolver os problemas causados pelas fortes chuvas do último sábado (23). Uma força-tarefa, formada por equipes das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Defesa Civil e outros departamentos, está percorrendo os bairros. Foram registradas queda de energia em metade da cidade, destelhamentos, árvores caídas, danos na UPA e no hospital, além de estragos em estradas rurais.

Imagem ilustrativa da imagem Cambé  monta força-tarefa para atender ocorrências do temporal
| Foto: Prefeitura de Cambé - Divulgação

O secretário de Obras, Manoel Cícero dos Santos, explica que o principal problema foi a queda de energia, que afetou cerca de 50% das residências da cidade, ou seja, mais de 20 mil famílias. De acordo com o secretário, os estragos foram semelhantes aos ocorridos no último temporal, há pouco mais de um mês, porém o número de residências afetadas pela falta de energia foi muito superior. “Nós tivemos reclamações em todas as partes da cidade, mas a região do Santo Amaro, Novo Bandeirantes e Ana Elisa III foram as mais atingidas”, enumera. Em alguns locais, o serviço foi reativado rapidamente, mas em outros a energia só foi restabelecida na madrugada de domingo (24).

LEIA TAMBÉM:

- Tempestade danifica casas no PR e causa desligamento de geradores de Itaipu

- Temporal causou 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos em Londrina

Segundo ele, no momento, apenas a Vila Rural, localizada no quilômetro 9 da Estrada da Prata, permanece sem energia desde sábado. "Cerca de 60 residências também estão sem água por conta da falta de eletricidade, que impede que as bombas levem a água até as casas”, explica. O secretário pontua que a Copel está trabalhando para substituir os postes que caíram na região e a expectativa é que a energia e a água voltem à normalidade nesta terça-feira, dia 26. “Nós também estamos em contato com a Sanepar para que ela envie caminhões pipa para a região nesse momento de urgência”, ressalta.

FAMÍLIAS

Santos informa que uma casa na região do Campos Verdes foi interditada e a família teve que se abrigar na residência de conhecidos. “Parte do teto da cozinha cedeu, o risco é que a parte restante também ceda”, revela. Em relação aos destelhamentos, ele explica que mais de 10 famílias procuraram a ajuda da prefeitura para solicitar lonas, mas que provavelmente o número seja bem maior. Segundo ele, a região do Ana Rosa sofreu muito com a queda de árvores, mas foram registradas ocorrências em toda a cidade. “As estradas rurais da cidade também foram muito afetadas pelas águas, nós estamos mapeando os locais mais críticos e resolvendo na medida do possível", aponta.

UPA E HOSPITAL

O campo de futebol do Novo Bandeirantes também foi danificado com o vento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital 24 Horas também sofreram danos com a chuva. Segundo Manoel, tanto na UPA quanto no 24 Horas, o principal problema foi o granizo. “As canaletas não suportaram o peso das pedras e cederam, o que resultou em vazamentos no teto”. O secretário destaca que as salas afetadas foram isoladas e o atendimento reduzido, mas não foi suspenso em momento algum. “Nós estamos trabalhando nos dois locais e desde ontem o atendimento já está normalizado”, ressalta. (Com informações da Secom Cambé)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1