A tempestade severa que atingiu o Paraná danificou pelo menos 938 casas segundo boletim da Cedec (Coordenadoria estadual da Defesa Civil), mas esses números podem ser bem mais volumosos, já que os dados do Sisdc (Sistema Informatizado de Defesa Civil) foram atualizados até 11h45 de domingo e dependem da alimentação do sistema por cada município. A tempestade provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts que conectam a usina de Itaipu ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Esquemas especiais de proteção foram acionados automaticamente, enviando um sinal de desligamento temporário para cinco das dez unidades geradoras da usina no setor de 60 hertz – entre as 20 unidades geradoras disponíveis da usina. A situação foi normalizada no mesmo dia.

A tempestade provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts que conectam a usina de Itaipu ao SIN (Sistema Interligado Nacional)
A tempestade provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts que conectam a usina de Itaipu ao SIN (Sistema Interligado Nacional) | Foto: iStock

A Copel registrou, no pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras com o fornecimento de energia interrompido e alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, no Paraná, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia. . A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o temporal recente, que já era considerado o mais grave já enfrentado pela Copel no interior do Paraná.

Na região Noroeste, ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido. A conta de postes quebrados chegou a 145. As regiões Oeste e Sudoeste somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões. Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm 1,9 mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural. Em toda a região Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178.

A falta de energia elétrica afetou o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar. As regiões Noroeste e Oeste foram as mais atingidas. Algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a sua operação. Em Foz do Iguaçu, o temporal prejudicou o abastecimento de água para 70% da cidade. Em, Londrina 15% dos imóveis ainda estavam com o abastecimento comprometido neste domingo (24). Na região de Paranavaí, 13 cidades tiveram o abastecimento de água paralisado. A tempestade ainda afetou o abastecimento nas regiões de Cascavel, Toledo, Apucarana, Arapongas. Campo Mourão e Umuarama.

Em quase todos os municípios da região foram registrados destelhamentos. Em Cambé quatro unidades de saúde foram danificadas e uma residência nos Campos Verdes foi interditada. Em Alvorada do Sul, o barracão da indústria Pura Mania foi destruído pelos ventos. Um barracão da prefeitura também foi destelhado. Em Rolândia mil casas ficaram sem luz e foram registradas seis quedas de árvores, duas delas atingiram os telhados das casas. Em Ibiporã, além da queda de energia, foram registrados alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores, que dificultaram o trânsito de pessoas e veículos.