A cidade de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19. O paciente, um homem de 37 anos, diabético, está internado em estado estável, sem necessidade de oxigênio suplementar, no Hospital São Francisco Instituto Vida. O homem teria sentido sintomas na semana passada após ter vindo de São Paulo, onde vive, para visitar a família.

Imagem ilustrativa da imagem Cambé confirma primeiro caso de coronavírus
| Foto: Foto: Divulgação

Este é o primeiro caso confirmado do município, que, de acordo com o último boletim da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado na noite de quinta-feira, possuía 315 em investigação.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito confirma seis casos de coronavírus em Londrina e oito crianças internadas com suspeita

Buzinaço pede reabertura do comércio em Londrina

Segundo a nota oficial do hospital, o homem procurou atendimento na noite de 17 de março, após apresentar sintomas como febre, fadiga e dificuldade para respirar. Na ocasião, ele passou por avaliação médica, exames laboratoriais, tomografia e coleta de swab para a Covid-19 e foi liberado sob orientação de permanecer em isolamento domiciliar.

Na noite de quarta-feira (25), o paciente procurou atendimento novamente no hospital com febre e piora do quadro respiratório. Os exames foram repetidos e o homem foi internado em quarto isolado. O hospital afirma em nota que o resultado positivo foi confirmado pela 17ª Regional de Saúde na tarde de quinta-feira (26) e diz que o estado do paciente é estável. “Ele permanece internado sem necessidade de oxigênio suplementar”.

O vice-prefeito de Cambé, Conrado Scheler, divulgou na rede social do Comitê de Crise Covid-19, da Prefeitura de Cambé, um pronunciamento sobre o caso. “A primeira notícia que eu trago para vocês é que o Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) trouxe hoje para a gente o primeiro caso de coronavírus em Cambé. A segunda notícia é que isso não é motivo para pânico, isso já era esperado", fala.

Scheler explica que o caso é de um paciente de São Paulo, que não mora em Cambé, e que veio visitar os familiares. Ele também explica que o paciente precisa tomar insulina todos os dias e que é atendido em isolamento no hospital. Ao final, o vice-prefeito pede para que os cambeenses cuidem dos mais vulneráveis e reforça o pedido de calma. “Não é motivo para pânico, o poder público está se preparando para o enfrentamento que vem pela frente. Vão surgir mais casos em Cambé e vamos enfrentar isso com muita sabedoria e equilíbrio”, declara.

DECRETOS

A Prefeitura de Cambé comunica que ampliou o sistema de atendimento contratando mais médicos e profissionais da Saúde, além de ampliar as estruturas físicas para classificação dos sintomas.

Como forma de evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade, a prefeitura havia decretado o fechamento do comércio a partir do último domingo (22). Comércios, bares, academias, shoppings tiveram que restringir o atendimento ao público, comercializando apenas por sistema de entrega. Atividades religiosas estavam restritas a apenas 25 pessoas. Bancos, lotéricas e entidades financeiras tiveram o atendimento limitado. Supermercados, postos de combustível, hospitais e clínicas permaneceram abertos.

PARANÁ

De acordo com o último boletim da Sesa, o Paraná tem atualmente 106 pacientes confirmados, quatro não residem no Estado, 613 foram descartados e 3.487 casos continuam em investigação. Dentre os confirmados, oito estão em isolamento hospitalar, sendo cinco em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva)

SESA
A FOLHA entrou em contato com a Sesa, que se limitou a dizer que os números de casos no Estado são atualizados diariamente através dos boletins oficiais, e não deu informações sobre a situação de Cambé. Os novos números devem ser divulgados no fim desta tarde.