O vídeo com o cachorro correndo atrás de um carro na avenida Leste-Oeste, centro de Londrina, ganhou repercussão rapidamente nas redes sociais. O cão teria sido deixado pela tutora, que foi embora na sequência, com o animal a acompanhando por vários metros. A gravação ainda mostra que algumas pessoas que estão em outro veículo chamam atenção da motorista sobre o abandono, no entanto, ela demonstra se importar e segue o caminho.

A história foi denunciada à Polícia Civil na tentativa de identificar a mulher e também chegou na diretoria de Bem-Estar Animal após a discussão em torno do tema na imprensa e na internet. O cão não foi encontrado. Casos como esse, entre outros, chegam todos os dias à diretoria, que existe desde 2019 e é ligada à Sema (secretaria municipal de Ambiente). Somente entre o ano passado e as primeiras semanadas de fevereiro de 2022 foram registradas no órgão 2.305 denúncias envolvendo maus-tratos.

Reprodução do vídeo  que mostra um  cachorro sendo abandonado em Londrina
Reprodução do vídeo que mostra um cachorro sendo abandonado em Londrina | Foto: Reprodução

Destas, 37 resultaram em autuações com multas, ou seja, na maioria das vezes o problema é sanado após a intervenção dos fiscais. “A intenção não é resolver o ‘problema’ para as pessoas, mas que elas se responsabilizem a partir do momento que existe o acompanhamento com fiscalização”, destacou Graziella Damante, diretora municipal de Bem Estar Animal. Em 2020 a secretaria recebeu cerca de 2.300 denúncias.

A partir do momento que a diretoria recebe a denúncia, fiscais são encaminhados junto com o médico veterinário para averiguar e dar os encaminhamentos a partir da lei quando as irregularidades são constatadas. “A maior parte das denúncias são de abandono de animais em residência, pessoa vai embora e deixa o animal. Também existem vários casos de animais em corrente curta, sem abrigo adequado”, elencou.

LEIA TAMBÉM:

- Conheça Hórus e Árius, os cães farejadores da PRE do Paraná

- Cabrito Yoda vai à escola em Londrina

A lei municipal que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais prevê entre as punições advertência, multa simples ou multa diária, apreensão de animais, recolhimento de instrumentos, apetrechos ou equipamentos utilizados na infração e até prestação de serviços comunitários em atividades relacionadas a animais.

VALORES

A multa varia de R$ 50 a R$ 100 milhões. “Para valorarmos essa multa nós respeitamos uma série de critérios objetivos que estão elencados na lei, como a capacidade econômica do infrator e a gravidade da infração”, explicou. Os valores arrecadados são recolhidos para o Fundo de Proteção Animal. No Brasil, uma lei sancionada há dois anos aumentou a pena para maus-tratos a animais com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Imagem ilustrativa da imagem Cachorro é abandonado no Centro de Londrina
| Foto: istock

No Paraná, a única delegacia especializada em apurar situações envolvendo maus-tratos a animais fica em Curitiba. “Hoje o animal não é aquele do passado, que só servia para cuidar da casa. Os animais fazem parte da nossa relação familiar. É importante que se observe que o animal precisa de alimentação adequada, atendimento veterinário, um espaço para ficar. As pessoas ainda acham que o animal preso está bem, mas não, ele precisa ficar solto, exercer seu comportamento natural”, ressaltou Damante.

A diretora afirmou que o foco também está na educação ambiental, com projetos para levar o assunto às escolas e produzir uma cartilha com cuidados básicos para ser distribuída entre a população.

SERVIÇO - Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas à Sema pelos números (43) 3372-4765 e (43) 99994-8677 (WhatsApp) ou pelo site da prefeitura (portal.londrina.pr.gov.br/)

* Foto: iStock

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.