Primeira etapa de arrecadação foi realizada no dia 10; ação faz parte das comemorações dos 64 anos do batalhão
Primeira etapa de arrecadação foi realizada no dia 10; ação faz parte das comemorações dos 64 anos do batalhão | Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso/BPAmb-FV

O Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) realizará neste sábado (17) a segunda etapa de sua campanha de arrecadação solidária, como parte das comemorações dos 64 anos do batalhão. Serão recebidos alimentos não perecíveis e álcool 70%. A campanha também foca o descaso com animais domésticos, muitas vezes abandonados nas ruas ou que estão em abrigos que precisam de apoio para garantir a alimentação diária. Por isso também está sendo estimulada a doação de ração, que será destinada às instituições que trabalham com resgate e amparo de animais, cães e gatos abandonados.

Os pontos de arrecadação pelo sistema drive thru, na área de responsabilidade da corporação de Londrina, serão instalados em Londrina, Jacarezinho (Norte Pioneiro) e Apucarana (Centro-Norte). Em Londrina, segundo o comandante Hugo Cesar Woll, o recebimento das doações será feito na sede da unidade, no Jardim Botânico (zona sul). “Aqui realizaremos a distribuição de 500 máscaras personalizadas com o brasão da Polícia Militar para quem fizer as doações”, ressaltou Woll. Em Jacarezinho a ação solidária acontecerá na praça central (Praça Rui Barbosa, na rua Costa Júnior, Centro) e em Apucarana será no Lago Jaboti (av. Jaboti, no Jardim Menegazzo).

“Em Cornélio Procópio e em Ivaiporã, que também possuem pelotões, não haverá arrecadação”, alertou o comandante. Em Maringá, a arrecadação será feita na entrada do parque Ingá (Av. São Paulo, s/n - Zona 01). Entre outras cidades que também contarão com a ação solidária estão São José dos Pinhais, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Guarapuava) e nos municípios que possuem sede de Pelotão. A primeira etapa aconteceu no último sábado (10).

Capitão Woll assumiu o posto de comandante da unidade de Londrina no dia 11 de março. Segundo ele, a importância da Polícia Ambiental nestes 64 anos consiste em acompanhar as questões ambientais por meio da prevenção e conscientização das pessoas para preservar os recursos para outras gerações. “Fazemos isso pelo patrulhamento e fiscalização da fauna e da flora. Nosso trabalho pelo policiamento consiste no patrulhamento terrestre e aquático e aqui na região temos a Represa Capivara como um dos principais locais de atuação. Também realizamos a fiscalização no período da piracema. Outro ponto forte de nosso trabalho é a fiscalização da flora, em que apuramos as denúncias de desmatamento de reserva ambiental ou mata ciliar”, detalhou. O atendimento é feito pelo disque denúncia (telefone 181), canal pelo qual recebem muitas denúncias de crimes ambientais.

Leia também:

Como deve ser feito o resgate de um animal abandonado?

Apucarana terá Programa Mais Vida Animal

BALANÇO

Do total de 1.142 ocorrências registradas em fevereiro deste ano no Estado, 249 foram ambientais. Foram feitos 32 flagrantes; 46 envios de informação ao Ministério Público; lavrados 67 termos circunstanciados. O BPAmb-FV percorreu 1.742 km de patrulhamento a pé; realizou o patrulhamento motorizado por 125.930 km e foram realizadas 384,47 horas de patrulhamento aquático. Ao todo a unidade realizou 27 apreensões de armas de fogo e um total de 117 pessoas foram presas e apreendidas. Sobre as apreensões de fauna, o batalhão apreendeu 354 aves; e 27 animais. Sobre as apreensões de flora, foram constatados 133,586 hectares de área de desmate; apreendidos 2900 kg de carvão; e 112,643 m³ de madeira apreendida . Foram apreendidos também 102,238 kg de peixes e pescados; 10.535 metros de rede; e o valor total de autos lavrados foi de R$ 1.481.773,00.

SERVIÇO - Mais informações sobre a campanha solidária pelo fone (43) 3341-7733 ou no https://www.instagram.com/ambientalforcaverde/