Imagem ilustrativa da imagem Apucarana terá Programa Mais Vida Animal
| Foto: Edson Denobi/PMA

A posse do imóvel e das instalações do Canil Municipal, com destaque ao centro cirúrgico, de propriedade da Soprap (Sociedade Protetora dos Animais (Soprap), ficam sob responsabilidade da Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) até dezembro de 2024. O contrato de comodato entre as partes, que na prática garante o início operacional do Programa Mais Vida Animal, foi celebrado no fim de março.

O Mais Vida Animal vai ampliar a oferta de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) tutelados por famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico do governo federal, garantir repasse periódico de ração a cuidadores independentes e tratamento médico veterinário a animais de rua, vítimas de abandono ou violência, por meio de clínicas particulares credenciadas.

Com o início do programa, o canil passa a ser chamado de Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal). Além da Autarquia Municipal de Saúde, a iniciativa conta com envolvimento das secretarias municipais de Meio Ambiente, Assistência Social e Gestão Pública, Polícia Militar do Paraná e Guarda Civil Municipal.

Leia também:

Como deve ser feito o resgate de um animal abandonado?

O cadastramento para castração gratuita será feito a partir dos Centros de Referência da Assistência Social. “Para ter direito ao benefício a pessoa deverá estar cadastrada no CadÚnico e ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O número de castração também é limitada a duas ao ano por família”, explica Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa. O orçamento do programa para este ano, aprovado pelos vereadores, é de R$500 mil. Mais informações 3901-1051.

“Com certeza é uma iniciativa que tem tudo para prosperar, por isso concordamos em ceder, em regime de comodato, toda nossa estrutura”, afirmou Isamélia Balan, ex-presidente e membro da atual diretoria da Soprap.

“Somos uma instituição que não recebe verbas governamentais. Todas nossas ações são financiadas com doações e trabalho de voluntários. Agora com a celebração deste comodato, a Soprap continuará com sua missão, mas passa da condição de “ajudada’ a “quem presta ajuda”, e isso é algo muito gratificante”, pontuou Andréia Carla Sorpilli, presidente da entidade. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1