O “Engatinhando – Festival de arte desde bebês” retorna em 2022 com uma programação aberta e gratuita ao público, após dois anos de adiamento por conta da pandemia do coronavírus. Nesta edição comemorativa dos 10 anos de existência do projeto, o tema é “Olhando para quem cuida”, voltado para as pessoas que se dedicam e tomam conta das crianças. A programação começou no sábado (14) e segue até o dia 21.

Uma das organizadoras do evento, Andréa Pimenta, lembra que o público do festival são as famílias e as escolas. “A intenção é olhar para quem está com essas crianças. Muitos do nosso público nasceram na pandemia e queremos saber como estão essas crianças, pais e cuidadores e, juntos, compartilhar vivências e brincadeiras. Também incluímos os professores porque sabemos o quanto muitos deles foram julgados e incompreendidos ao longo da pandemia, quanto à defesa de causas como a vacinação, por exemplo”, diz.

Para a educadora Ana Karolina Queisada, que participou neste domingo (15) do encontro "Balanço de pano - Vivências com Sling" (tecido de pano que amarra o bebê ao corpo de um adulto responsável) com a pequena Malu, 2, “as atividades são uma forma de se divertir brincando. É um momento importante de atenção só para eles (os bebês), que nos conecta ainda mais de uma forma lúdica”, diz. A atividade foi realizada na Escola de Circo de Londrina, na zona norte.

Jerusa Andrea da Silva Rocha com Stella, de 1 ano e 5 meses, participou da atividade nesta manhã de domingo
Jerusa Andrea da Silva Rocha com Stella, de 1 ano e 5 meses, participou da atividade nesta manhã de domingo | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

O festival tem como foco a inclusão cultural e social na primeira infância (do zero aos três anos). “Muitas vezes não temos espaço e nem atividades pensados e preparados para os bebês. A gente celebra nesses dez anos, essa caminhada junto com as famílias e buscamos crescer mais e mais, partindo para as políticas públicas”, comenta Pimenta, ao destacar que o Engatinhando é um dos primeiros festivais da América do Sul voltado à primeira infância e é realizado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

LEIA TAMBÉM:
+ ‘Arte no Prato’ conscientiza alunos sobre alimentação saudável

+ 'Maio Furta-Cor' pela saúde mental materna

PROGRAMAÇÃO

A programação do festival inclui rodas de conversas, exibição de filmes ao ar livre, caminhadas, oficinas, bate-papos e brincadeiras. Nesta segunda-feira (16), às 19h30, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52) haverá uma roda de conversa com os pais com o psicanalista e pedagogo Valter Prado. A atividade integra o projeto “Paideia Dialogando Paternidades”, que propõe pensar espaços e momentos que promovam a escuta, a troca e a integração entre pais e as muitas paternidades possíveis.

Na terça-feira (17), o destaque da programação é o “Fala Que Eu Te Escuto Profe”, um espaço de escuta e fala de professores e professoras, com a participação do Coletivo Papo Corpóreo e da Psicóloga Marcia Sel.

Imagem ilustrativa da imagem 'Balanço de pano' reúne bebês e cuidadoras em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Em formato online será realizada a oficina “Introdução à palhaçaria para primeira infância”, com o ator, palhaço, mestre e diretor de espetáculos para bebês, José Regino. O workshop é destinado a interessados nas artes cênicas com a primeiríssima infância, com ênfase na palhaçaria, e tem a duração de seis horas, divididas em três dias: quarta (18), quinta (19) e sexta (20), às 19h30. As inscrições podem ser feitas através do perfil Instagram @engatinhando_artedesdebebe. As vagas são limitadas.

No sábado (21), às 9h, na Casa da Beca (Rua Cristiano Machado esquina com a Av. Nilson Ribas) será realizado o EURECA - Brincar Heurístico, sob a orientação do pedagogo Valter Prado. É um convite às crianças para brincar livremente, sob os cuidados da equipe. A programação do Engatinhando termina às 20h com uma live sobre “Direitos maternos - conquistas e caminhos a percorrer”, com Ana Castro, mediada por Marisse Queiroz.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1