A Prefeitura de Londrina finalizou a licitação que prevê a construção de uma rotatória na avenida Santos Dumont, na zona leste de Londrina. O certame foi homologado nos últimos dias e o contrato assinado com a empresa de Maringá (Noroeste), única interessada no edital, que foi lançado na modalidade tomada de preços. A estrutura vai custar R$ 224 mil, recurso próprio do município.

O local escolhido para a rotatória foi o cruzamento da Santos Dumont com a avenida João Ribeiro de Barros. A previsão de término é de três meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, o que deverá acontecer nas próximas semanas. O projeto é do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), que identificou o gargalo no encontro das avenidas.

A região conta com escola, lanchonetes e empresas, além de ser caminho para o Aeroporto Governador José Richa. “Existem várias conversões ali, tanto para quem está nas avenidas, quanto para os motoristas que usam as ruas que cruzam aquele ponto. Terão adequações em relação à largura das vias e passagem de pedestres. São melhorias para garantir segurança para as pessoas e melhor fluidez no trânsito”, destacou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

LEIA TAMBÉM:

+ Após impasse com operários, rotatória da Leste-Oeste é interditada

+ Londrina conta com brinquedos adaptados em três parques públicos

Atualmente, quem sobe pela avenida João Ribeiro de Barros, por exemplo, precisa parar duas vezes para só depois conseguir fazer a conversão para a Santos Dumont, no sentido centro da cidade. “Em horários de pico, principalmente no final da tarde, gastamos muito tempo para atravessar a avenida de carro. Sempre tem acidente, porque a pessoa acha que vai dar tempo e não dá. Além disso também é ruim para os pedestres”, comentou a secretária Maria Lúcia Machado, que trabalha na região.

As possibilidades de acesso reforçam o fluxo intenso do lugar. A rotatória terá 18 pistas no total para entrada ou saída. “Até por conta da execução do acesso na avenida Dez de Dezembro para a rua Bolívia estamos levando um fluxo maior para aquela região. É fundamental essa obra para garantir a mobilidade”, afirmou o Verçosa.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1