Assaí (Região Metropolitana de Londrina) tem promovido um show de luzes no Memorial da Imigração Japonesa, também conhecido como Castelo Japonês. Até a próxima quinta-feira (23) serão realizadas duas apresentações por noite do espetáculo "Natal dos Sonhos".

Imagem ilustrativa da imagem Assaí realiza projeção de Natal no castelo japonês
| Foto: Divulgação/Starlusion

A atração tem reunido de cinco a seis mil mil pessoas por dia, de acordo com o prefeito de Assaí, Michel Angelo Bomtempo ( PSD). “É uma projeção mapeada em 3D no nosso castelo. A exibição é desenvolvida por uma empresa de Londrina", explicou.

Segundo o prefeito, a projeção conta a história do Papai Noel, desde a Lapônia, no Polo Norte, onde fica a casa dele. “Mostra a produção dos brinquedos e depois ele girando o mundo. Quando ele vai distribuir os brinquedos e vem ao Brasil a projeção mostra o samba, a floresta, os animais, da Amazônia, e todos os povos. Depois, ele corre para o Paraná, quando entra a bandeira do Estado e mostra as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Araras. E em Assaí ele conta toda a história da migração japonesa”, descreveu o prefeito. A empresa resposável é a Starlusion.

As projeções mapeadas são acompanhadas de recursos de iluminação cênica e de áudio, com música e narração. A projeção reúne tecnologia e fascínio em uma só técnica, permitindo que as imagens e os sons se encaixem perfeitamente na estrutura que receberá o conteúdo visual. “Quando são feitas as projeções, o público se reúne logo na entrada do castelo. A rua é fechada e nós apagamos as luzes do quarteirão todo. A história toda dura uns 10 minutos”, disse. “Essa projeção no castelo trouxe um ânimo e criou um diferencial na cidade e isso foi muito importante depois de um ano tão difícil. Além do castelo há outras atrações como o lago iluminado que está bem mais enfeitado”, apontou.

Imagem ilustrativa da imagem Assaí realiza projeção de Natal no castelo japonês
| Foto: Divulgação/Starlusion

LEIA TAMBÉM:

- Inspiração em edificação japonesa em Assaí

- Chef japonês busca o lamen perfeito para Assaí

PERSONAGENS DIGITAIS

De acordo com Marcos Godoy, da Starlusion, os personagens foram criados digitalmente. “O Papai Noel e os duendes foram criados exclusivamente para essa apresentação de Assaí. Mas não é só uma projeção de vídeo. Lá tem também o que a gente chama de timecode, que é a sincronização dessa projeção com efeitos da iluminação e também com o áudio. Cada pessoa que vai lá assistir tem uma experiência”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Assaí realiza projeção de Natal no castelo japonês
| Foto: Divulgação/Starlusion

Segundo ele, a produção levou cinco meses. “Foram envolvidas 12 pessoas na parte técnica de nossa empresa e outras seis pessoas da prefeitura e da Associação Comercial e Empresarial de Assaí, que fizeram a criação do roteiro”, explicou Godoy.

SERVIÇO - Projeção mapeada Natal dos Sonhos segue até dia 23 de dezembro, entre 19h30 e 21h, no Memorial da Imigração Japonesa (Castelo Japonês) - rua Presidente Kenedy, 480, Assaí

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1