A primeira família de refugiados da guerra na Ucrânia chegou no fim da tarde de segunda-feira (28) em Apucarana (Centro-Norte). De início, Rodrigo Rocha Coutinho (52), brasileiro casado com Olena Rudenko (55), e os filhos Milana Litvnova (8), Mikhailo Litnova (5) e Anastasia Litnova (34) ficarão alojados numa chácara da Diocese de Apucarana.

Na chegada, Coutinho relatou horrores do ataque russo. “Morávamos em Kharkvi, cidade situada a apenas 20 quilômetros da fronteira com a Rússia e que foi uma das primeiras cidades bombardeadas. Todos nós ficamos muito assustados com o terror das explosões contínuas. Graças a Deus conseguimos fugir para Kiev e depois alcançar a Polônia”, contou .

LEIA TAMBÉM:

+ A 11 mil quilômetros, as bombas ferem o coração

+ Guerra entre Rússia e Ucrânia vira tema de estudos nas escolas

Em Apucarana, que mantém a maior colônia ucraniana do Norte do Paraná, a família vai receber alimentação da prefeitura. “Vamos oferecer aulas de português a todos, apoio psicológico e também empregos”, anunciou o prefeito Junior da Femac, acrescentando que, temporariamente, a família irá permanecer num sobrado, na chácara da Diocese. O prefeito e outros representantes do Executivo recepcionaram a família no terminal rodoviário.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana recebe família de refugiados da Ucrânia
| Foto: Divulgação - PMA

O segundo grupo de refugiados, composto por 11 pessoas, deverá vir a Apucarana nos próximos dias. “São onze pessoas, sendo quatro adultos e sete crianças que, atualmente, estão em Istambul, na Turquia, aguardando trâmites burocráticos, visando a sua liberação para vir para o Brasil", detalha o prefeito. “Nos últimos dias fomos procurados e estamos mantendo contatos diários com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, e também com outros membros da representação ucraniana, como Vitor Boiko”, acrescentou. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1