Na semana passada o município anunciou o início dos reparos no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do jardim Santa Rita, na zona oeste de Londrina, após uma série de atos de vandalismo, registrados entre o final do ano passado e o começo de 2022. Em janeiro a FOLHA esteve no lugar e constatou que os vidros da biblioteca foram quebrados, esquadrias acabaram danificadas e até um buraco foi aberto no muro que divide o complexo do Colégio Estadual Polivalente.

Muro que divide centro e colégio estadual havia sido quebrado
Muro que divide centro e colégio estadual havia sido quebrado | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A reportagem voltou ao centro na manhã de terça-feira (1º) e verificou que apenas o muro foi arrumado. O vidro estilhaçado da biblioteca segue coberto com tapumes, assim como um outro vidro de uma sala próxima. Esta mesma sala, que está vazia, também não tem vidros em algumas partes, tornando o acesso fácil. A fiação foi arrancada.

Utilizando o CEU para passar o tempo com a filha Eloara, de oito anos, a dona de casa Barbara Bueno Costa contou que o visual da unidade acaba incomodando a população. “Depois que reformaram ficou muito bom, bonito. Só que de alguns meses para cá passaram a quebrar, fizeram pichação, destruíram uma gangorra do parquinho e a outra que estava estragada foi consertada de forma improvisada. Quem perde são os moradores”, lamentou.

LEIA MAIS:

- Londrina caminha para uma mobilidade sustentável

Vizinhos do espaço relataram que apesar dos equipamentos de segurança, como câmeras instaladas recentemente, vândalos e criminosos continuam agindo. “Além disso fica muita gente bebendo na praça e até consumindo drogas. Tanto é que na parte de trás das salas está cheio de copos de plástico, sacolas, garrafas de vidro de bebidas alcóolicas. Tinham que reforçar a fiscalização aqui”, destacou o aposentado Airton do Nascimento.

Vidros de uma das salas do complexo seguem sem reposição
Vidros de uma das salas do complexo seguem sem reposição | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

TELHADO

Há cerca de duas semanas, um servidor do município vistoriou o centro de artes para tentar identificar a origem do assoalho estar sempre molhado e descobriu que a calha está solta e transbordando a água para dentro da laje e que existem várias telhas e capas quebradas. “Averiguamos também que três condensadores de ar foram danificados na tentativa de furto pois cortaram a fiação e arrancaram de seus suportes, os deixando jogados sobre o telhado”, relatou em um despacho administrativo.

RECURSOS PRÓPRIOS

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o custo para os reparos será de quase R$ 12 mil, em recursos próprios. Entre os trabalhos de melhorias estão a remoção de entulhos, reforma do telhado quebrado e revisão e limpeza de calha. A promessa ainda é de que serão colocados novos vidros e janela de alumínio. As intervenções serão executadas por uma empresa terceirizada que já presta manutenção em prédios do município. O CEU é mantido pelas secretarias de Assistência Social, Cultura e FEL (Fundação de Esportes de Londrina).

O local foi completamente revitalizado pelo poder público municipal no ano passado. A reportagem tentou contato com algum representante da prefeitura para atualizar o andamento dos reparos e previsão de término, entretanto, não obteve resposta do Núcleo de Comunicação até o fechamento da matéria.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.