A prefeitura concluiu na quinta-feira (12), os serviços de revitalização do Zerão (área central de Londrina). De acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), ao longo de três meses foram realizadas diversas melhorias como podas de árvores e adequação das calçadas.

Segundo informações da CMTU, obras foram realizadas ao longo de três meses
Segundo informações da CMTU, obras foram realizadas ao longo de três meses | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

As quadras esportivas e bancos de concreto ganharam nova pintura, assim como o parquinho infantil. Os brinquedos passaram por manutenção também. Para quem ocupa o local para a prática de esportes, a sinalização foi reforçada, as luminárias foram substituídas por LED e a pista de caminhada teve o pavimento substituído.

LEIA TAMBÉM:

Trânsito é liberado na av. Aminthas de Barros

Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 500 mil. "Todas as mudanças deram uma nova cara ao Zerão", comentou Celina da Silva. Ela frequenta o local diariamente para fazer caminhadas e exercícios na academia ao ar livre. “A manutenção dos aparelhos ficou muito boa, mas agora precisamos de banheiros e um reforço na segurança à noite”, disse.

Verçosa comentou que os banheiros existentes no Zerão foram demolidos há anos, pois se tornaram locais inseguros e ocupados principalmente por usuários de drogas. "Teria que pensar na segurança colocando um servidor para cuidar", apontou.

O presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Fernando Madureira, diz que a solução mais viável seria buscar parcerias público-privadas. “Estive em Curitiba na quarta (11) e vi um modelo em parques de Brasília onde a prefeitura entra com a estrutura e os comerciantes locais ficam com a manutenção e cuidados diários. É a única saída”, disse.

Sobre a segurança no Zerão, o prefeito Marcelo Belinati destacou que câmeras de segurança estão sendo instaladas gradativamente em locais estratégicos, por meio da secretaria de Defesa Social.

“Hoje, temos mais de 300 câmeras de segurança para evitar o vandalismo na nossa cidade. Além de trazer segurança para as pessoas, traz segurança para o patrimônio público. Mas só isso não é suficiente. Enquanto poder público vamos atuar de todas as maneiras possíveis para evitar esse tipo de ação, até mesmo de dar a punição adequada para aqueles que fizerem isso porque, muitas vezes, tem gente que só entende quando dói no bolso”, afirmou.

LEIA MAIS:

Cenário epidêmico de dengue em Londrina "adoece" também a economia local

Pequenas atitudes melhoram convivência no Centro de Londrina