O ditado diz que depois da tempestade vem a bonança. Em Londrina isso não se aplica. Um dia após o temporal que deixou um rastro de destruição na cidade, a previsão para os próximos dias é de uma nova onda intensa de calor, com temperaturas acima dos 35 graus por vários dias seguidos. “A partir de quinta-feira (16) a estabilidade volta a predominar, acompanhada de temperaturas bem elevadas, máximas e mínimas. Não temos previsão de chuva para os próximos dias”, destacou Angela Costa, agrometeorologista do IDR Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural).

Imagem ilustrativa da imagem Após chuvas, Londrina terá onda de calor intenso
| Foto: Arquivo FOLHA

Na terça-feira (21) da semana que vem, por exemplo, o Simepar prevê que o termômetro deverá chegar a 41ºC. Dependendo da localidade, a sensação térmica poderá ser ainda mais quente. “No IDR, que registra a temperatura oficial, de acordo com as normas da Organização Meteorológica, tem árvores, vegetação. Já onde tem asfalto, prédios, pouca ventilação, a temperatura é sempre mais elevada”, indicou. A umidade relativa do ar deverá ficar baixa, sendo um risco para a saúde.

LEIA TAMBÉM:

Famílias e instituições de ensino têm perdas com temporal em Londrina

Defesa Civil registra 163 ocorrências pelo temporal e imóveis seguem sem energia

A especialista explicou que as fortes chuvas acompanhadas de vento na terça-feira foram provocadas por uma frente fria combinada com outros fatores. “Foi uma frente fria que estava avançando, umidade oriunda do Norte do País, que formaram uma área de instabilidade. A diferença de choque de massa de ar provocou o temporal, com velocidade do vento.”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.