Imagem ilustrativa da imagem Alegria e autoestima para mulheres em situação de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“A última vez que passei maquiagem foi em um outro evento aqui do Centro Pop, no ano passado, mas o que mais sinto falta mesmo é do banho nos finais de semana porque aqui fica fechado”. O depoimento de uma jovem que vive há dois anos nas ruas de Londrina revela apenas uma das inúmeras necessidades básicas que essa população carrega diariamente.

Os desafios não são poucos, mas os profissionais que convivem com essa população no dia a dia entendem que pequenas ações podem trazer alegria e autoestima. Pensando nisso, a equipe do Consultório na Rua, da secretaria municipal de Saúde, promoveu um Dia da Beleza no Centro Pop (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua), com serviços de corte de cabelo, maquiagem e manicure, além de lanches e doações de roupas e de acessórios.

Imagem ilustrativa da imagem Alegria e autoestima para mulheres em situação de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa (mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero) e conta com parceira da secretaria municipal de Assistência Social. O Dia da Beleza contou também com uma oficina com a psicóloga do Consultório na Rua, Sara Gladys Tominato, e os estagiários de psicologia que atuam na equipe. Eles abordaram a sobrevivência da mulher na rua e feminicídio.

Uma das participantes, de 48 anos, que vive nas ruas há mais de 10 anos comentou que "uma ação como essa é um pouco de amor e carinho que eles dão para a gente. Por um momento, a gente se sente igual a todos. Fazia muito tempo que eu não pintava a unha. Hoje posso escolher até a cor. Vou de rosa”, disse. Com as unhas coloridas, foi a vez de escolher uma roupa "nova" e cortar o cabelo. “Tô (sic) bem feliz mesmo”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Alegria e autoestima para mulheres em situação de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

30% SÃO MULHERES

Parte do cotidiano de mulheres que vivem nas ruas de Londrina é acompanhada pela equipe multidisciplinar do Consultório na Rua. A estimativa é de que do total de pessoas nessa condição hoje, cerca de 30% são mulheres. “A maior carência delas é de acolhimento, do cuidado humanizado. São pessoas que passaram por rupturas sociais, de trabalho e que sofrem com a falta de atenção”, diz o médico da equipe, Pablo Bordão. Um levantamento realizado por pelo Ministério Público, UEL (Universidade Estadual de Londrina), secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Defensoria Pública, Unopar e Movimento Nacional da População em Situação de Rua, em 2019, apontava uma população de quase mil moradores de rua.

Durante o Outubro Rosa, as abordagens do Consultório na Rua têm incluído a realização de exames de CO (Citologia Oncótica), mais conhecido como preventivo do colo do útero, e também de mamografia para aquelas com idade acima dos 40 anos. As mulheres que aceitam realizar os procedimentos são encaminhadas para a UBS Jardim do Sol, na zona oeste.

LEIA TAMBÉM:

- Projeto em Londrina quer garantir emprego para pessoas em vulnerabilidade

UBS ITINERANTE

“Digo que nosso trabalho é como se fosse uma UBS itinerante. Vamos para as ruas todos os dias e fazemos pré-natal, aplicamos anticoncepcional injetável a cada três meses, realizamos teste rápido de gravidez e também fazemos a coleta de material para outros exames como, por exemplo, para tuberculose”, explica a enfermeira Ivone Aparecida Soares Mendes.

Desde 2012, o programa Consultório na Rua já registrou mais de 1.200 prontuários. “Trabalhamos na lógica de redução de danos e através do diálogo e do vínculo que vamos criando, buscamos discutir com as mulheres os riscos de estarem em situação de rua, a questão do feminicídio, entre muitas outras questões”, diz o médico.

VULNERABILIDADE

A psicóloga destaca que a mulher tem a vulnerabilidade aumentada pela questão de gênero. “Por ser mulher, elas sofrem muito mais violência. Buscamos, sempre que possível, promover rodas de conversas para troca de experiências e na tentativa de elas desenvolverem um comportamento autoprotetor, que seria nunca andar sozinhas, não frequentar locais que oferecem maior risco de sofrerem mais violência, entre outros”, comenta.

Por dia, o Centro Pop atende cerca de 100 usuários. Deste total, cerca de 20 são mulheres, conforme a coordenadora do serviço, Ana Paula Jacinto. Os atendimentos variam entre as áreas sociais, atendimentos em Psicologia, atividades coletivas e oferta de banhos (cerca de 40 por dia).

SERVIÇO - O Consultório de Rua funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, e sempre que necessário atende nos demais períodos. O telefone para contato é (43) 99994-9029. O Centro Pop funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na rua Dib Libos, 25. Mais informações pelo fone (43) 3378-0417.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.