Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para o Vestibular 2023 da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Para acessar o formulário de inscrição, no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), os candidatos devem realizar um cadastro prévio, com login e senha. Nesta etapa, deve ser realizada a leitura e aceite dos termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados para avançar até o formulário online de inscrição.

“No formulário, os candidatos farão a opção pelo curso e encontrarão o número de vagas e percentual de cotas. Também deve indicar se é ou não candidato treineiro e optar pela língua estrangeira. A primeira recomendação é ler o Manual do Candidato”, aponta a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

Após realizado este procedimento, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 167,00. A confirmação da inscrição é após o pagamento, com exceção dos candidatos que conseguiram isenção da taxa.

LEIA TAMBÉM:

= Campanha sobre respeito marca início do ano letivo na UEL

Garcia informa que, dentre todos os candidatos que passaram pela análise socioeconômica, 1.920 candidatos poderão contar com a isenção de 100% da taxa de inscrição. O valor foi reajustado com base no que foi praticado na edição de 2019, o que ocorreu em razão do retorno ao modelo tradicional.

DUAS FASES

O vestibular 2023 marca a volta do modelo em duas fases. A primeira será no dia 5 de março, com a aplicação de 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).

Os candidatos aprovados seguem para a segunda fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão cobradas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

A prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, será realizada exclusivamente em Londrina. O resultado final do Vestibular 2023 sai em 4 de maio, no site da Cops, data em que será divulgada a lista da 1ª convocação.

“O Vestibular em duas etapas traz características muito específicas da UEL. É uma prova que preza pela interpretação, com questões envolvem diversos conhecimentos. É uma prova temática e as questões são interdisciplinares. O estudante precisa ler com atenção para interpretar aquilo que está sendo solicitado”, lembra a coordenadora da Cops.

EM OUTRAS CIDADES

A primeira fase do vestibular será realizada em cinco municípios - além de Londrina, Curitiba, Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro) e Umuarama (Noroeste). A segunda fase será realizada somente em Londrina.

A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que definiu as regras do Vestibular 2023, também estipulou a quantidade de vagas ofertadas nas diferentes formas de ingresso. Das 3.100 vagas, 2.541 serão pelo Vestibular e outras 559 pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O documento pode ser consultado no site da Cops. (Com informações da Agência UEL)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1