A secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço do mutirão de vacina contra Covid-19, realizado no sábado (26), em 12 unidades de saúde de Londrina. Das 5 mil pessoas que agendaram horário para receber a dose do imunizante, apenas 3.486 compareceram no horário, ou seja, foi registrado um índice de 1.514 faltosos - 30,28% do total.

“Fazemos um apelo para a população que faz o agendamento, que ela compareça para se vacinar. Tivemos um índice alto de faltantes no penúltimo mutirão com mais de 2 mil pessoas que agendaram e não compareceram e agora mais 1500. Isso é muito ruim, porque além de deixar nossa equipe ociosa, a logística organizada é muito grande e a pessoa que falta, tira a vaga de outras que queriam se vacinar, mas que acabaram não conseguindo”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Ele explicou que o objetivo dos mutirões é agilizar a vacinação do público maior de 18 anos, o que em Londrina representa 80 mil pessoas.

Das 4 mil vagas que abriram ao meio-dia de sexta-feira (25), ainda restam 977 vagas distribuídas em todas as UBS da cidade. Podem agendar um horário, através do site da Prefeitura, os cidadãos interessados em tomar as doses de reforço e aquelas do esquema inicial contra a Covid-19 (1ª e 2ª doses).

LEIA TAMBÉM:

= Londrina inicia vacinação contra Covid em crianças a partir de 6 meses

= Seis UBS deverão ter reformas iniciadas neste ano em Londrina

EVITAR CASOS GRAVES

“Fomos muito bem nas primeiras e segundas doses, mas a partir desse momento as pessoas deixaram de completar o esquema vacinal. Têm muitas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose de reforço ou a segunda de reforço, por isso a gente faz o apelo para a população", reforça o secretário. "A vacina tem o objetivo principal de evitar os casos graves, as internações e os óbitos. Em que pese as pessoas que tomam a vacina, por ventura, ainda acabam se contaminando com o vírus, a doença se manifesta de forma muito mais leve com a vacina”, acrescentou.

óbitos

De acordo com o último Boletim Semanal da Covid-19, divulgado pela secretaria na última sexta-feira (25), foram confirmados 873 casos da doença na cidade, totalizando150.491 infecções positivadas desde o início da pandemia. Isso representa um aumento de 454 novos casos em comparação com a semana anterior, que havia registrado 419 casos.

Nesta semana, também registraram-se quatro óbitos e 641 casos curados. Com isso, até o momento, Londrina computou 147.281 curados e 2.625 mortes devido ao Coronavírus.

Segundo Machado, esse crescimento no número de casos de Covid vem justamente em uma época em que há o aumento de circulação de pessoas, visto que há confraternizações de fim de ano, festividades, feriados e jogos da Copa do Mundo. Por isso há a necessidade de a população se vacinar para que medidas mais duras não voltem a ser necessárias.

SINAL DE ALERTA

“Os dados mostram que o aumento no número de casos que falávamos nas semanas anteriores começa a se consolidar. Até o final de outubro e começo de novembro, nós tínhamos uma média de 50 casos por semana. Mas, os últimos boletins, em especial, da última semana, já mostra um aumento substancial se comparado a esse cenário de outubro. Ainda não tem motivo para pânico ou alarde, entretanto a gente precisa ligar o sinal de alerta e tomar as vacinas que estão em atraso”, completou. (Com informações do N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1